Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Campus Rio Verde conta sua história de 50 anos

Campus Rio Verde conta sua história de 50 anos

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 20h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 20h45 | Acessos: 1962

Há várias formas de se contar uma história, mas o Campus Rio Verde do IF Goiano contou a sua durante um grande encontro entre servidores aposentados e em atividade.

O dia escolhido foi este 02 de junho, três dias antes da data exata da implantação do então Ginásio Agrícola (hoje Instituto Federal Goiano), que é 05 de junho. O local, não podia ser outro, o próprio campus, por onde muitos já passaram e outros ainda passam ajudando  na construção da história desta importante instituição.  Além dos servidores, estiveram presentes, alunos, egressos, representantes da comunidade rio-verdense e dirigentes de vários campi do IF Goiano e também da reitoria.

Foram quatro horas de encontro, que teve início com um café ao som de músicas entoadas pela professora do campus, Aline Gobbi e pelo professor da UniRV, Cláudio Barbosa. O cerimonial foi conduzido por Claudecir Gonçales, professor do campus e atualmente titular da pasta da Pró-reitoria de administração e planejamento.  Claudecir iniciou a cerimônia lendo um breve histórico da instituição. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a construção de uma jornada de meio século.

Dirigentes

Convidados a contar suas histórias, três  ex-diretores e o atual diretor-geral emocionaram os presentes. O primeiro a falar foi o professor Gilberto José de Faria Queiroz, que atuou na direção-geral no período de 1996 a 2004 e 2009 a 2011, quando se aposentou. Bem humorado, professor Gilberto lembrou de sua trajetória como professor e como dirigente. Fez questão de homenagear a todos que com ele estiveram durante o período em que atuou na instituição, lembrando especialmente, dos alunos.

O atual diretor, professor Anísio Correa da Rocha, falou em seguida e, muito emocionado, fez uma reverência especial ao professor Gilberto, a quem chamou de “grande mentor e visionário”, referindo-se a sua audácia em dar início ao funcionamento da então Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde, no período noturno. Ressaltou também o pioneirismo do Sr. Valdomiro Pereira,  que trouxe “a semente da instituição de Urutaí”. Ao professor Vicente Pereira - hoje reitor do IF Goiano -  o reconhecimento pela sua trajetória no Campus Rio Verde, onde foi aluno, professor, dirigente, sendo inclusive, diretor-geral e que, mesmo atuando por duas gestões como reitor, portanto, fora do domicílio de origem, não perde o vínculo afetivo com o campus. Anísio mencionou, com carinho, a parceria dos atuais gestores que, ao seu lado ajudam na continuidade da construção da história desta unidade de ensino.

Em seguida, falou o professor Vicente. O ex-aluno do campus pouco lembrava o magnífico reitor, visível era sua descontração.  Aos poucos, o ar descontraído foi dando lugar à emoção, sobretudo, quando se referiu as “tias” do refeitório, ali representadas pela dona Elza e dona Maria. Professor Vicente reconheceu a importância da instituição em sua história de vida, mas ressaltou uma, em especial. Foi nela que conheceu Cinara, servidora técnica administrativa da instituição, com quem se casou.

Por fim, falou o Sr. Valdomiro. A ele coube a incumbência de contar como foi o processo de implantação da instituição em Rio Verde. Com o ar sereno de sempre, relatou sua saída do Campus Urutaí, enfrentando estradas de lamas, para chegar a Rio Verde e dar início ao sonho de trazer uma unidade de ensino para o sudoeste goiano.  Morou nas dependências da instituição, onde constituiu família e criou seus filhos. Aposentou-se 45 anos depois de ter construído uma relevante história na diretoria administrativa do campus.

Egressos

A unidade de ensino de Rio Verde foi responsável pela formação de muitos jovens ao longo de seus 50 anos.  Esses egressos foram representados por Arício Vieira da Silva, também ex-aluno do campus. Em seu depoimento, contou da luta de seu pai na antiga Escola Agrícola de Brasília na década de 1960. Depois de consolidada a construção daquela escola, a família de Arício veio para a escola de Rio Verde, onde seu pai trabalhou e Arício estudou. Muito emocionado, o ex-aluno, que hoje é advogado e também servidor do campus falou com orgulho de sua origem. O egresso recebeu das mãos de Edevaldo de Souza, outro ex-aluno do campus, o certificado de reconhecimento pela sua atuação na instituição.

O encontro encerrou-se com homenagens aos atuais diretores sistêmicos e apresentação de membros da comissão que organizou todas as atividades relacionadas ao cinquentenário. Atividades essas que tiveram início em junho do ano passado e serão encerradas com a publicação de um livro que contará toda a trajetória do campus ao longo de meio século.

Veja fotos

Ada Bispo

(Assessora de Comunicação Social do Campus Rio Verde - que tem orgulho de contar, diariamente, a história deste campus)