Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > II Simbio e VIII Sabio: atividades terminam nesta sexta (01)

II Simbio e VIII Sabio: atividades terminam nesta sexta (01)

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 10h40 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 14h25 | Acessos: 835

Eventos acontecem desde o dia 28 e têm como tema central o cerrado e suas complexidades.  Durante as atividades, os participantes foram surpreendidos com a notícia das 5 estrelas atribuídas pelo Guia do Estudante ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

A abertura do II Simpósio em Biodiversidade e Conservação e VIII Semana Acadêmica de Biologia reuniu dirigentes do IF Goiano, dentre eles, o reitor, professor Vicente Pereira de Almeida e dirigentes do Campus Rio Verde, como o diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa e o professor José Wéselli de Sá Andrade, diretor de extensão, na ocasião representando o diretor-geral, professor Anísio Correa Rocha.

Uma das surpresas da noite ficou por conta da professora Juliana Sales, uma das idealizadoras da implantação do curso de Biologia no campus.  Na ocasião, a professora entoou o Hino Nacional acompanhada pelo músico Cláudio Barbosa. Outra surpresa foi a visita de dois ex-alunos que ingressaram na primeira turma e hoje dão prosseguimento à vida acadêmica: Paula Sperotto e Rodolfo Pimentel. A primeira está perto de concluir o curso de doutorado em Biodiversidade e Conservação oferecido no campus e o segundo está cursando mestrado em educação ambiental na Universidade Federal de Goiás. Ambos fizeram uma retrospectiva de suas trajetórias na instituição e atribuem a elas suas conquistas profissionais e acadêmicas.

Dirigentes

O diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa, fez questão de enfatizar a importância do campus dentro da Rede de Educação Profissional, por estar entre aqueles que mais possuem cursos de pós-graduação. Referiu-se ainda, à verticalização de ensino, que é a oferta de cursos em vários níveis – uma realidade presente em várias áreas do conhecimento no Campus Rio Verde. Professor José Wéselli elogiou a programação preparada pelos organizadores dos dois eventos, especialmente pensada para atender aos alunos dos três níveis: técnico, graduação e pós-graduação. O reitor, professor Vicente, aproveitou para lembrar o difícil momento por qual passa as instituições de ensino no Brasil, mas disse que existem movimentos de defesa desse patrimônio, dos quais ele faz parte. “Os Institutos Federais fazem a diferença na vida das pessoas, assim como fez diferença na minha vida”. O reitor cursou Técnico em Agropecuária no Campus Rio Verde.

Temas debatidos nos eventos:

“Biodiversidade e Conservação: quais os riscos desta perda”

“Mudanças climáticas e implicações sobre a biodiversidade do cerrado”

“Modelagem de nicho, mudanças climáticas e anfíbios anuros”

“Mudanças climáticas e seus efeitos no cerrado”

“Biodiversidade em sistemas de tratamento de esgotos”

“Pesticidas e suas múltiplas desordens em abelhas”

“Transcriptômica: Análise de expressão gênica em larga escala”

“Preparo de soluções nutritivas aplicadas ao cultivo de plantas do Cerrado”

“Uso do QGIS para elaboração de mapas visando a distribuição de espécies”

“O papel dos sons no comportamento animal: uma introdução à Bioacústica”

Durante o evento houve a inauguração da placa dos 10 anos do curso de Biologia e a entrega dos prêmios aos três melhores trabalhos apresentados.

Veja fotos

Setor de Comunicação Social e Eventos