Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Dia C da Ciência promove encontro entre pesquisadores e comunidade em Rio Verde

Dia C da Ciência promove encontro entre pesquisadores e comunidade em Rio Verde

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 11h20 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 09h31 | Acessos: 593

Promovido por universidades e Institutos Federais de todo o país, o Dia C da Ciência objetivou mostrar a sociedade a importância da produção do conhecimento científico. O evento também foi uma mobilização dos pesquisadores a fim de chamar a atenção do governo sobre os prejuízos para a ciência com os cortes no orçamento.

Em Rio Verde, as atividades foram coordenadas pelo Instituto Federal Goiano, por meio do Campus Rio Verde e Polo de Inovação. Nas dependências do Shopping Buriti foram montadas 15 estações demonstrativas de pesquisas realizadas na instituição, onde crianças e adultos tiveram a oportunidade de conhecer e até mesmo de manipular alguns instrumentos utilizados em laboratórios, como microscópicos, tudo sob a orientação dos pesquisadores.

A iniciativa também proporcionou ao público, o contato com vários produtos desenvolvidos por pesquisadores do campus, a exemplo de películas protetoras de alimentos produzidas à base de plantas do cerrado, como erva cidreira e pequi.  Os visitantes também puderam conhecer os benefícios da utilização de drones em lavouras de grande porte. O instrumento ajuda detectar, por meio de fotos, áreas de plantio danificadas por doenças ou pragas e assim, facilitar seu combate nas áreas específicas, resultando em economia com aplicação de produtos e, consequentemente,  na preservação do meio ambiente, já que não haverá aplicação em áreas desnecessárias.  O laboratório de biotecnologia levou para a exposição, experimentos com plantas ornamentais, medicinais e frutíferas cultivadas em estufas. Segundo os pesquisadores, o objetivo é acompanhar o desenvolvimento da planta adicionando os nutrientes necessários a fim de descobrir como evitar os problemas que surgem ao longo do cultivo, como, infestação de fungos, vírus e nematóides que acometem as culturas.

O curso de Engenharia Civil levou para sua estação uma mostra de como economizar dinheiro com a areia usada nas construções. Os alunos apresentaram ainda um programa que ajuda no acompanhamento das obras a fim de evitar prejuízos. Outra estação bastante visitada foi a dos cursos de gestão, onde eram apresentados produtos de consumo e seus percentuais de impostos. Os visitantes se espantaram com o valor que seria pago caso a carga tributária paga pelo consumidor não fosse tão alta.

O Campus Rio Verde do IF Goiano oferece cursos em todos os níveis, desde o técnico até a pós-graduação e em todas essas etapas, os alunos são incentivados a desenvolver pesquisas científicas, mas é na pós-graduação que estas pesquisas se avolumam, fazendo com que o IF Goiano seja referência em produção de conhecimento científico entre os Institutos Federais do país.

Atualmente, o Campus Rio Verde oferece os seguintes cursos de pós-graduação:

Mestrado em Agroquímica

Mestrado em Biodiversidade e Conservação