Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Reitor abre 6º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação e 7º Seminário de Avaliação de Programas

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 11h50 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 11h50 | Acessos: 982

Professor Vicente Pereira de Almeida participa de solenidade de abertura dos eventos que estão reunindo pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento. As atividades seguem até quarta-feira, dia 09.

Paralelo aos eventos, também ocorre o 1º Workshop de Ciências Agrárias. Segundo os organizadores, Congresso e Seminário constituem importantes eventos no cenário de atualização acadêmica, administrativa e técnica para gestores e docentes que atuam na pesquisa e pós-graduação. Já o I Workshop em Ciências Agrárias - Agronomia permite que os docentes e pesquisadores (graduandos, pós-graduandos, docentes, técnico-administrativos e bolsistas DCR e PNPD) do IF Goiano estabeleçam novas linhas de pesquisa para execução de projetos a serem desenvolvidos individualmente ou em parceria com pesquisadores de outras instituições brasileiras.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano, professor Fabiano Guimarães da Silva, deu início às atividades coordenando a mesa redonda intitulada: “Rio Verde 2022: escolhas e estratégias”. O primeiro a falar foi o professor Pedro Abel Vieira da Embrapa que discorreu sobre Geopolítica do alimento: desafios da formação do profissional do futuro. Em seguida, o professor Danilo Alves de Lima da Universidade Federal de Lavras (UFLA) falou sobre o tema: Plataformas de negócio: como as novas tecnologias mudarão o Brasil.

O mundo está de olho no Brasil

O Brasil é celeiro mundial de produção de alimentos e segundo o professor Pedro Abel,  até 2020 deve responder por 40% da demanda global, um desafio possível se o país conseguir dobrar a sua capacidade de produção. Segundo dados do pesquisador, a atual produção mundial de alimentos gira em torno de 1,64 bilhões de toneladas e a previsão para 2050 é de que a demanda será de 2,6 bilhões de toneladas, situação que incomoda o mundo e faz com que os olhos se voltem ao Brasil, que possui recursos hídricos e condições favoráveis de produção.

Apesar do cenário favorável, é preciso pensar em uma expansão de produção com visão ampliada, sobretudo, ambientalmente sustentável, explica Pedro Abel.  Para o professor, é necessário também pensar no profissional que será responsável por fazer crescer a produtividade, que segundo ele, deve ser formado em múltiplas dimensões que agreguem aspectos técnicos, cognitivos e econômicos. Um profissional que saiba se comunicar e que seja socialmente engajado na construção de um novo projeto de país.

Confira AQUI a programação completa.

Acesse o site dos eventos

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage