Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Jardim Botânico Rio Verde: IF Goiano busca parceria com SECIMA
Início do conteúdo da página

Jardim Botânico Rio Verde: IF Goiano busca parceria com SECIMA

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 13h53 | Última atualização em Sexta, 09 de Março de 2018, 14h38 | Acessos: 954

Encontro entre Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás (SECIMA) e dirigentes do IF Goiano objetivou tratar das ações de continuidade da expansão do Jardim Botânico Rio Verde (JBRV).

Esteve com o secretário Hwaskar Fagundes, o reitor do Instituto Federal Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Fabiano Guimarães, o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha e o diretor de pesquisa e pós-graduação do campus e coordenador do JBRV, professor Alan Carlos Costa. A reunião também contou com a participação de Cledson Matias de Oliveira da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores de Rio Verde (AJE-RV),  Vera Nascimento, gestora do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA-GO) e José Carlos Pimenta Cabral, Superintendente Executivo de Cidades. 

Ao secretário foram apresentadas as ações inerentes ao Jardim Botânico já realizadas desde a sua implantação, como também explanada a importância do projeto para a conservação da biodiversidade e de espécies de viabilidade econômica, para a educação ambiental e ainda, para o lazer e integração com ações de pesquisa e ensino. O secretário conheceu ainda, a vinculação das pesquisas realizadas nos diversos laboratórios e cursos do Campus Rio Verde - sobretudo, nos cursos de mestrado e doutorado - com os fatores de risco e ameaças à biodiversidade, a relação com ações antrópicas, fatores climáticos e mitigação.

Na oportunidade, o coordenador do projeto, professor Alan Costa, apresentou a necessidade de implantação do Centro de Pesquisas em Biodiversidade (CPB) no JBRV, que agrega laboratórios vinculados à pesquisa da biodiversidade e sua conservação. Além disso, segundo ele, o CPB será um importante centro prestador de serviços ambientais voltados para a preservação da biodiversidade. Hwaskar Fagundes mostrou entusiasmo frente ao projeto JBRV e se comprometeu em empenhar esforços necessários no sentido de apoiar as diversas ações que o envolvem. Também falou sobre as possibilidades de implantação do CPB, orientando sobre os procedimentos para envio dos projetos da obra, como apresentação de documentos contendo justificativas para análises.

O Jardim Botânico constitui-se como uma das estratégias de preparação do município de Rio Verde para enfrentamento dos desafios decorrentes do aquecimento global. Foi reconhecido desde 2015, dentro do IF Goiano – Campus Rio Verde e tem como objetivo a preservação de espécies, conservação da biodiversidade, realização de pesquisas, melhoria da qualidade de vida urbana, além da promoção da educação ambiental e do lazer. Atualmente o JBRV desenvolve vários projetos voltados para conservação da biodiversidade, educação ambiental, arborização urbana, produção de mudas, diminuição do impacto ambiental de ações antrópicas, contando com a parceria de empresas e órgãos públicos, como agências de fomento à pesquisa, Prefeitura de Rio Verde e a própria SECIMA.

Colaborou: professor Alan Carlos Costa

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage

 

Fim do conteúdo da página