Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano participa de projeto de preservação de espécies

IF Goiano participa de projeto de preservação de espécies

Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 12h00 | Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 10h27 | Acessos: 1132

Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e contam com a participação de professor do Campus Rio Verde do IF Goiano.

A iniciativa consiste no monitoramento e no desenvolvimento de ações no intuito de preservar 11 espécies ameaçadas de extinção em Goiás. Entre elas estão anfíbios, primatas, répteis e peixes que vivem no Rio Araguaia, Chapada dos Veadeiros, Floresta Nacional de Silvânia e Serra da Mesa. Espécies que são divididas em três categorias, conforme a “gravidade” da situação: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo, como o peixe Baryancistrus niveatus (rio Araguaia), o sapo Allobates goianus (Chapada dos Veadeiros, Floresta Nacional de Silvânia e Serra da Mesa), o macaco-prego Sapajus cay (sudeste goiano) e a serpente Philodryas lívida (todo o estado).

O programa tem duração de cinco anos e os custos do Plano de Ação Nacional, de acordo com o ICMBio, estão orçados em R$ 17,5 milhões. As ações estão vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente.

Em Goiás, há colaboradores de diversos órgãos, como professores da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica e do Instituto Federal Goiano.

O Campus Rio Verde do IF Goiano está representado pelo professor Alessandro Ribeiro de Morais. Também estão envolvidos servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da ONG Instituto Boitatá.

Setor de Comunicação Social e Eventos