Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Crianças e adolescentes mudam a rotina do Campus Rio Verde

Crianças e adolescentes mudam a rotina do Campus Rio Verde

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 19h37 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 10h54 | Acessos: 1058

A alegria e o entusiasmo dos pequenos ressoam como um bálsamo para todos aqueles que estão trabalhando, há dias, na preparação das atividades que estão acontecendo dentro da programação da Reunião Regional da SBPC.

Em um pequeno giro pelo campus é possível encontrar com várias crianças e adolescentes que são trazidas pelas suas escolas. Elas chegam em grupos, sempre acompanhadas de professores ou profissionais das escolas em que estudam.

Logo na chegada se deparam com o campo de futebol, muitos não resistem e vão experimentar uma atividade bem diferente: o futebol para cegos. Os mais corajosos aceitam terem seus olhos vendados e partem para a brincadeira, que tem o objetivo de mostrar a importância da inclusão de portadores de necessidades específicas também no esporte.

Um pouco mais à frente, a turma encontra a Fazendinha Itinerante, um espaço com animais de pequeno e médio porte. As aves são as que mais chamam a atenção, principalmente das crianças menores.

Já nas tendas dentro do Complexo de Eventos, muita coisa para conhecer, e claro, conhecer da melhor forma possível que é por meio da interação, a exemplo do Jardim Sensorial, em que os visitantes são desafiados a reconhecer cheiros e espessuras de plantas com os olhos vendados.

Interação também no espaço destinado ao Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Específicas (Napne), em que os estudantes são motivados a manusear instrumentos usados por pessoas com dificuldades visuais, como lupas que facilitam as leituras.

Os estudantes também aproveitam a visita para conhecer alguns dos experimentos que são realizados nos laboratórios de cursos e aos poucos vão se encantando com o mundo da ciência e da tecnologia, a ponto de só deixarem o estande depois de terem todas as suas dúvidas sanadas pelos monitores.

Na tarde desta quarta-feira, os pequenos visitantes também se divertiram com as brincadeiras do palhaço Balinha, da Fundação Municipal de Cultura.

Para as crianças e adolescentes, esse é um momento mágico e para professores, técnicos administrativos e alunos da instituição, envolvidos na organização das atividades, é uma satisfação indescritível, talvez porque essa seja a missão de toda a instituição de ensino: derrubar os muros que a cercam e acolher a todos, para que um dia eles também possam ser parte dela.

Setor de Comunicação Social e Eventos