Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Equipe diretiva do IF Goiano presta contas de suas ações e ouve reivindicações

Equipe diretiva do IF Goiano presta contas de suas ações e ouve reivindicações

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 11h19 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 14h46 | Acessos: 1061

Reitor e pró-reitores estão percorrendo as unidades do IF Goiano fazendo uma prestação de contas das ações da instituição e ouvindo reivindicações de servidores e estudantes.

imagem sem descrição.

O reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, esteve no Campus Rio Verde acompanhado dos pró-reitores de ensino, professor Virgílio Erthal; de extensão, professor Sebastião Nunes Rosa e de desenvolvimento institucional, professor Elias de Pádua Monteiro. A pró-reitoria de administração e planejamento esteve representada por Tânia Márcia de Freitas Montes.

O grupo se reuniu com professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição, além de seus dirigentes, como o diretor de extensão, professor José Wéselli de Sá Andrade, na ocasião representando o diretor-geral, professor Anísio Correa da Rocha;  o diretor de ensino, professor Edson Luiz Souchie;  o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Alan Carlos Costa e a diretora de administração e planejamento, Lucilene Borges Bueno de Almeida. Também presente, o diretor do Polo de Inovação, professor Alaerson Maia Geraldine.

Professor Vicente começou falando das obras finalizadas, aquisição de mobiliários, além de máquinas e equipamentos e materiais bibliográficos, sendo possível por conta de recursos adquiridos fora do orçamento anual da instituição. “O ano de 2017 foi muito difícil, mas conseguimos alguns recursos extras que nos possibilitaram dar andamento nas obras que estavam paradas”, disse.

Ensino

Sobre o Ensino, o reitor lembrou dos cursos de formação de professores, como a 4ª edição do Ciclo de Formação e o Fórum dos Cursos de Licenciaturas e destacou os Encontros de Licenciaturas que ocorreram recentemente no Campus Rio Verde (3º Elped e 4º ElicPibid). Citou também as modificações que foram feitas nos Projetos Políticos Pedagógicos de todos os cursos, a fim de atender a legislação vigente e as ações referentes ao Plano de Permanência e Êxito. Por fim, referiu-se à coordenação da Educação a Distância, que começa a oferecer o curso de especialização em Formação Pedagógica e em breve começará a ofertar cursos superiores, cujo credenciamento já foi feito.

Pesquisa

Professor Vicente ressaltou o avanço da pós-graduação no IF Goiano e apresentou a quantidade de diplomas de mestres e doutores concedida em 2017 pelo Campus Rio Verde. Foram 40 diplomas de mestrado acadêmico e 15 diplomas de doutores. Falou ainda de dois projetos de cursos de mestrado: Agricultura e Sociedade e Desenvolvimento Regional que estão sob avaliação da Capes. Também em avaliação, o doutorado em Agroquímica.

Extensão

O Reitor destacou também as ações da Pró-Reitoria de Extensão e citou a retomada do Programa Mulheres Mil, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), além do lançamento da Revista Ação e Sociedade, dentre outros. Sobre os projetos de extensão, o destaque ficou por conta do Campus Rio Verde, que desenvolveu 34 projetos ao longo de 2017, um percentual de 21% em relação as outras unidades.

Desenvolvimento Institucional

Em relação ao Campus Rio Verde, o reitor reconhece a necessidade de contratação de mais técnicos administrativos e professores e disse que essa situação será minimizada com a distribuição das 55 vagas de docentes destinadas ao IF Goiano como um todo. Desse total, 10 serão para a unidade de Rio Verde. Em relação aos sistemas administrados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, professor Vicente destacou o Suap, Q-Acadêmico, Q-Seleção, Sistema de Eventos, Site Institucional e em implantação, o Sistema Eletrônico de Informações, que objetiva reduzir o uso de papel para documentos e tornar ainda mais transparente as ações institucionais.

Embrapii

Professor Vicente também falou da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que reúne pesquisadores do Polo de Inovação e do Campus Rio Verde e objetiva fomentar a cooperação entre instituições de pesquisa tecnológica e a indústria. “Para conquista este credenciamento o IF Goiano precisou vencer uma grande concorrência. Foram aprovados 20 projetos, destes, 4 foram de Institutos Federais. Em relação a área agropecuária apenas 2 Institutos foram contemplados: o IF Goiano e o IF Sul de Minas”, relatou. Segundo ele, a instituição tem agora um grande desafio para atender a todas as exigências.

Ao final de sua exposição, o reitor ouviu reivindicações de servidores e alunos, a exemplo de dois representantes de Empresas Júniores que pediram a construção da sede própria para melhorar o atendimento das pessoas interessadas nas ações do grupo. Também foi pedida uma revisão na dinâmica para escolha de códigos de vagas para contratação de docentes a fim de evitar a sobrecarga de professores de algumas áreas. Reivindicação essa feita por um dos professores presentes.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

O pró-reitor de desenvolvimento institucional, professor Elias de Pádua, pediu a colaboração de todos na construção do novo PDI, que passará a ter vigência a partir do próximo ano. Segundo ele, o PDI é um instrumento que ajuda na consolidação do caráter institucional e serve de ferramenta para fiscalizações. O documento acopla todos os documentos institucionais e tem vigência de 5 anos. Em breve, comissões locais de ensino, pesquisa, extensão e administração serão formadas para ajudar na elaboração dos documentos.

Setor de Comunicação Social e Eventos