Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Integrantes do Programa de Iniciação Científica participam de encontro

Integrantes do Programa de Iniciação Científica participam de encontro

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 13h48 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h22 | Acessos: 1381

O encontro objetivou apresentar as normas gerais do Programa de Iniciação Científica (PIC) e ao mesmo tempo, oportunizar aos estudantes e orientadores um momento para esclarecimento de dúvidas sobre as etapas do processo.

Os integrantes PIC, discentes e orientadores, foram recebidos pelo diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Campus Rio Verde, prof. Alan Carlos Costa; pelo Comitê Local do Programa, coordenado pelos professores Igor Pescara e Leonardo Castro e pelo coordenador institucional do PIC no IF Goiano, prof. Frederico Loureiro.

Abrindo os trabalhos, professor Alan deu as boas-vindas aos novos ingressantes no PIC e aproveitou para cumprimentar os membros do Comitê pelo comprometimento com o Programa, ressaltando o trabalho do servidor Marcelo Martins que atua na secretaria. Na ocasião, o diretor reforçou a importância da iniciação científica para a formação profissional dos estudantes, preparando-o não somente para a pós-graduação, mas também para a melhor atuação no mercado de trabalho.

Professor Alan disse ainda que a iniciação científica é a base da pesquisa e da pós-graduação e por isso o programa tem intenso apoio da Direção-Geral e de todas as demais diretorias sistêmicas do campus. “A iniciação científica se integra às demais atividades de ensino e extensão, melhorando a formação e ampliando as oportunidades do profissional que será formado”, pontuou o diretor de pesquisa.

De forma detalhada, o coordenador local do PIC, professor Igor Pescara, explicou sobre o funcionamento do Programa, incluindo as responsabilidades do orientador e dos estudantes e reiterou a importância do cumprimento do plano de trabalho, do envio dos relatórios parcial e final, da participação e apresentação dos resultados da pesquisa no Congresso Estadual de Iniciação Científica do IF Goiano e no Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde.

Finalizando a reunião, o prof. Leonardo Castro explicou sobre o funcionamento do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Goiano (NIT) e de como proceder caso haja interesse em proteger potenciais resultados inovadores e tecnológicos gerados pelos grupos de pesquisa do campus.

Atualmente, o Campus Rio Verde possui mais de 160 estudantes no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, entre bolsistas e voluntários. As bolsas do programa são pagas com recursos do CNPq e do próprio orçamento da unidade.

Mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Campus Rio Verde podem ser obtidos na Secretaria do Programa vinculada a Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação pelo e-mail pibic.rv@ifgoiano.edu.br ou pelo fone (64) 3620-5636.

Colaborou: professor Alan Carlos Costa e Victor Camilo

Setor de Comunicação Social e Eventos