Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Setembro Amarelo: continuam ações de prevenção ao suicídio
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo: continuam ações de prevenção ao suicídio

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 18h39 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 18h50 | Acessos: 641

Equipe de trabalho da Assistência Estudantil do Campus Rio Verde promoveu uma blitz Informativa sobre o Setembro Amarelo. O grupo percorreu as dependências do campus distribuindo panfletos e conversando com servidores e alunos.

O suicídio ainda é um assunto considerado tabu, mas começa a ser disseminado em meio à população por intermédio da campanha Setembro Amarelo, instituída mundialmente no intuito de chamar a atenção para o grande número de suicídios.

A intenção da campanha realizada no campus é conscientizar a comunidade acadêmica acerca da prevenção e dessa forma, buscar salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre o assunto. O grupo que está percorrendo a instituição busca levar o máximo de informação possível sugerindo a todos que, em caso de sofrimento busquem falar com pessoas próximas e se perceber alguém que apresente sintomas que podem levar a cometer um ato extremo contra a vida, que o acolha.

O suicídio

Segundo os profissionais de saúde, o suicídio vem sempre acompanhado de complexidades significativas, em que o objetivo nem sempre é a morte, mas o fim do sofrimento pelo qual está passando. Aspectos ligados a transtornos mentais, como esquizofrenia, bipolaridade, dependência química, alcoolismo e depressão são as causas mais comuns, sendo a depressão considerada a sua principal causa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, sendo que de 10 casos, 9 poderiam ser evitados. Os especialistas dizem que, em geral, os suicídios são planejados e as pessoas avisam ou dão sinais comportamentais. Reconhecer estes sinais e oferecer apoio podem ser decisivos para o indivíduo começar um caminho de superação do sofrimento.

Onde buscar ajuda

O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do Campus Rio Verde coloca-se à disposição para atender a todos que necessitem de um apoio.

Os postos de saúde pública do município também estão preparados para este tipo de atendimento. 

Uma entidade de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo telefone 188. 

Palestra

"Suicídio: saber para prevenir", na próxima quarta-feira (26),  a partir das 19h30, no salão social do Prédio Administrativo. A palestra é voltada a estudantes, servidores e comunidade em geral. 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página