Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Visita de pró-reitor marca início da criação de Mestrado Profissional em Engenharia
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

Visita de pró-reitor marca início da criação de Mestrado Profissional em Engenharia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 14h00 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 14h56 | Acessos: 327

As perspectivas para estruturação de um mestrado no Campus Trindade será tema da visita do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, com os servidores, na tarde desta terça-feira (07/03), no auditório do Campus Trindade

O IF Goiano - Campus Trindade estuda a criação de um programa de pós-graduação stricto sensu com a oferta de mestrado na área de engenharia. O tema será tratado com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, nesta terça-feira (07/03), às 14 horas, no auditório do Campus Trindade. Alan abordará as perspectivas para estruturação de um mestrado com os servidores da unidade.

Segundo o pró-reitor, a construção de uma proposta de mestrado profissional a ser enviada para análise à Capes requer que o Campus Trindade alcance os indicadores como de produção científica e tecnológica, infraestrutura e interação com os arranjos produtivos locais. O trabalho exige muito esforço dos servidores (docentes e técnicos), da comunidade acadêmica e do apoio da sociedade civil organizada e dos poderes públicos locais.

De acordo com a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Trindade, os professores da unidade irão se reunir com o pró-reitor com a intenção de traçar alguns caminhos e ações estratégicas para a construção do curso. A ideia inicial é que seja um Mestrado Profissional em Monitoramento e Controle de Processos.

Em construção, o objetivo do mestrado seria formar profissionais capacitados para atuar na implementação, manutenção e otimização de sistemas de monitoramento e controle em processos industriais. O programa incluiria disciplinas como automação e supervisão de processos, modelagem e otimização de sistemas, inteligência artificial, entre outras.

No esboço da ideia, a capacitação seria voltada para profissionais engenheiros, químicos e outras áreas relacionadas à indústria, que desejam aprimorar os conhecimentos para atuar na área de automação e controle industrial.

O curso iria utilizar a estrutura de laboratórios já existentes no Campus Trindade e está sendo pensado nas áreas de concentração: engenharias aplicadas, análise e modelagem de processos e gestão de processos.

Para a Direção-Geral, este é um dos primeiros movimentos institucionais para a criação do primeiro mestrado no Campus Trindade. Todo o processo exige tempo, infraestrutura, professores capacitados e apoio da sociedade.

(Fabrizio Franco, jornalista na Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)

Fim do conteúdo da página