Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Campus Trindade estuda criação de mestrado profissional em Ensino
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

Campus Trindade estuda criação de mestrado profissional em Ensino

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 18h00 | Última atualização em Quinta, 28 de Agosto de 2025, 15h37 | Acessos: 493

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, trouxe contribuições e experiências para a construção da proposta do novo curso de pós-graduação stricto sensu, pontuando que o corpo docente precisa criar uma rede colaborativa de produção acadêmica

O Campus Trindade, por meio de sua Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, iniciou as discussões sobre a possível implantação de um programa de mestrado profissional em Ensino. Em junho, o pró-reitor Alan Carlos da Costa visitou a unidade para apresentar os procedimentos necessários e dar início aos estudos de viabilidade. O evento, realizado no auditório, reuniu professores e a comissão encarregada de construir a proposta.

A palestra do pró-reitor marcou o primeiro de uma série de encontros que definirão os próximos passos para a concretização do programa. Atualmente, o campus oferece apenas uma pós-graduação lato sensu em Educação e Trabalho Docente.

Receba notícias por meio do canal no Telegram

De acordo com o pró-reitor, a proposta de um mestrado deve estar alinhada à demanda da região e ter uma forte aderência à pesquisa aplicada. “Quando o campus está inserido em uma pós-graduação, todos estão sempre se atualizando. A proposta deve resolver problemas e contribuir com produtos tecnológicos”, afirmou. Ele também destacou a importância de o corpo docente trabalhar em equipe e em linhas de pesquisa que fortaleçam a identidade do programa.

Participe da comunidade do Campus Trindade no Whatsapp 

Ainda não há previsão de submissão da proposta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aprovação de novos cursos de pós-graduação. A criação de novos cursos de mestrado no Brasil é submetida à avaliação da Capes por meio da Plataforma Sucupira, no sistema de Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN). No entanto, a gestão do curso, após a aprovação, é de responsabilidade do IF Goiano.

Demanda e outras propostas
A criação do mestrado não é apenas uma vontade, mas sim uma demanda real. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), por exemplo, já solicitou um programa de mestrado ao Campus Trindade. A expectativa é que a oferta de um curso stricto sensu fortaleça a pesquisa e a formação de alto nível na região, contribuindo para o desenvolvimento educacional e científico.

Esta é a segunda proposta de mestrado profissional em análise no campus. Desde 2023, a unidade trabalha na construção de outra proposta para a área de Engenharia Elétrica, com o nome de Engenharia em Sistemas Inteligentes. A previsão é submeter essa primeira proposta à Capes ainda em 2025.

Leia mais
Proposta de criação do Mestrado em Engenharia avança e comissão recebe Proppi no Campus Trindade

(Texto e foto: Fabrizio Franco, jornalista da Unidade de Comunicação Social do IF Goiano - Campus Trindade)

Fim do conteúdo da página