Estudantes do técnico em Segurança do Trabalho visitam Subestação Anhanguera da EDP em Aparecida de Goiânia
"A segurança e a integridade física e mental não se negociam!" Esse foi um dos aprendizados que marcaram a visita técnica da turma do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho, que conheceu, na prática, os desafios e as normas de segurança do trabalho em ambiente real de operação de energia elétrica.
A primeira turma do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho do IF Goiano - Campus Trindade realizou visita técnica à Subestação Anhanguera, do Grupo EDP Brasil, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), em outubro de 2025. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, a profissão e o funcionamento de uma grande subestação de energia elétrica, além das ações de saúde e segurança ocupacional aplicadas nesse ambiente de trabalho.
Durante a atividade, os alunos foram recebidos pela equipe de manutenção, operação e segurança do trabalho da EDP Anhanguera, incluindo o engenheiro eletricista Murilo Pinho Bonifácio e a técnica de segurança do trabalho Raelen Trajano Moraes.
Os estudantes conheceram as instalações da subestação e puderam observar os sistemas de controle, os disjuntores, os painéis de comando e os procedimentos adotados em caso de interrupções no Sistema Interligado Nacional (SIN). A equipe da EDP explicou que, em situações emergenciais, o SIN garante o fornecimento contínuo de energia à região, demonstrando a complexidade da operação.
O coordenador do curso técnico em Segurança do Trabalho, Aleones José da Cruz Junior, destaca que "a visita técnica possibilitou ao aluno visualizar, no próprio local, os processos executivos relacionados à segurança do trabalho. Essa experiência prática complementa o aprendizado teórico e representa um diferencial na formação dos nossos futuros profissionais".
Segundo a aluna Anny Vitória Rodrigues de Paula, conhecer os trajes de proteção e os cuidados necessários dentro da subestação foi importante. "É interessante ver como tudo é sinalizado e controlado para garantir a segurança de todos. Achei impressionante o sistema de aterramentos e a sala de painéis, onde é possível controlar toda a energia da subestação", afirma. Anny reforça o que disse a técnica da EDP: "a segurança e a integridade física e mental não se negociam!".
Participe da comunidade do Campus Trindade no Whatsapp
Já a aluna Marcella Rihanna Neves Oliveira pontua que a visita foi uma experiência marcante. "Foi possível entender como funcionam os sistemas de geração e transmissão de energia e, principalmente, observar de perto a aplicação das normas de segurança. Ver um disjuntor antigo e comparar com os atuais mostrou o quanto a tecnologia e a segurança evoluíram. Essa vivência reforça que a área de segurança do trabalho está presente em diversos campos profissionais e é essencial para garantir a integridade dos trabalhadores", ressalta.
Receba notícias do Campus Trindade por meio do canal no Telegram
Os estudantes conheceram o histórico da empresa e os principais procedimentos de segurança adotados pela companhia. Foram abordadas as Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis ao setor elétrico, como a NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade), NR 11 (Transporte, Movimentação e Armazenamento de Materiais), NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) e NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis).
O Campus Trindade também está no TikTok
No encerramento da visita, os estudantes participaram de uma dinâmica sobre trabalho em equipe e foram recebidos com um lanche coletivo oferecido pela empresa. A atividade reforçou valores como cooperação, respeito e responsabilidade coletiva, pilares fundamentais para a formação técnica e humana dos alunos do IF Goiano.
Veja mais fotos no instagram do Campus Trindade @campustrindade
A visita técnica à Subestação Anhanguera simboliza o compromisso do IF Goiano – Campus Trindade em oferecer formação de qualidade, unindo teoria e prática. Em seu 10º ano de funcionamento, o campus celebra também o início de um novo ciclo de cursos técnicos, com a implantação do quinto curso técnico — o de Segurança do Trabalho —, reafirmando seu papel na formação de profissionais qualificados e conscientes da importância da segurança e da sustentabilidade no ambiente de trabalho.
(Texto: Professor Aleones José da Cruz Junior e Fabrizio Franco, Jornalista, ambos do IF Goiano - Campus Trindade, com auxílio da IA, Foto: Turma de alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho)
Redes Sociais