Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Estudantes do curso técnico em Edificações visitam ETA Meia Ponte em Goiânia

Estudantes do curso técnico em Edificações visitam ETA Meia Ponte em Goiânia

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 09h33 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 11h26 | Acessos: 1634

As etapas do tratamento da água, da captação do Rio Meia Ponte até a distribuição para o abastecimento público, foram estudadas pelos alunos do Campus Trindade

imagem sem descrição.

Cerca de 20 estudantes do 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade realizaram, na última quinta-feira (15/03), visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Meia Ponte Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, localizada em Goiânia. Os alunos foram acompanhados professor Aleones José da Cruz Júnior e orientados pela técnica em Saneamento Edna Vaz Matias.

Os futuros técnicos em Edificações conheceram o processo de tratamento de água. A floculação, onde ocorre a geração dos flocos; a decantação, onde a água é colocada em repouso até que esses flocos se sedimentem; a filtração, onde são utilizados carvão, areia e cascalho para reter a passagem dos flocos que ainda restam, e a adição do cloro, que tem como função eliminar os microrganismos mais resistentes presentes na água.

Após a conclusão de todas essas etapas a água é considerada tratada e apta para o consumo humano distribuida por meio de adutoras, ramais e hidrômetros. Os estudantes ainda receberam orientações da técnica em Saneamento sobre os produtos químicos utilizados no processo de tratamento da água, sendo eles o sulfato de alumínio, o flúor, o cal e o cloro.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de observar como funciona a lavagem dos filtros na ETA e acesso a Caixa de Afluente (Centro de Reservação), que é o local em que é armazenada toda água filtrada após o processo de tratamento.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração da aluna do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações Talita de Carvalho (texto e foto)