Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Alunos do curso técnico em Edificações visitam Central Hidrelétrica de Rochedo
Início do conteúdo da página

Alunos do curso técnico em Edificações visitam Central Hidrelétrica de Rochedo

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 09h27 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 12h53 | Acessos: 1280

A Central tem potencial de geração de quatro megawatts (MW) e há projeto de ampliação para 13 MW

Usina Hidrelétrica de Rochedo
imagem sem descrição.

Os estudantes do 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade realizaram, na última quinta-feira (20/09), visita técnica na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Rochedo, localizada entre os municípios de Piracanjuba e Professor Jamil. Os alunos foram acompanhados pelos servidores: professor Aleones José da Cruz Júnior e o técnico em Laboratório Douglas Alves de Sousa.

Os futuros técnicos em Edificações conheceram o processo de geração de energia elétrica realizado na central hidrelétrica e tiveram a oportunidade de observar cada etapa desse processo com orientação do assistente de gestão José Marcílio, do engenheiro civil Guilherme Pereira e do técnico em eletrotécnica Emanuel Baroni CELG Geração e Transmissão S.A. (CELG GT).

De acordo com as orientações na visita, a usina é formada por barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio. O movimento da água é transformado em energia mecânica e, posteriormente, ao passar pelas turbinas, em elétrica. Os geradores convertem essa energia elétrica na eletricidade que abastece casas, ruas e cidades.

Atualmente, a PCH de Rochedo contribui para o abastecimento de energia para os municípios de Pontalina, Professor Jamil, Rochedo e Rochedinho. A PCH tem como manancial o Rio Meia Ponte, sendo que a sub-bacia é a Paranaíba. A Central Hidrelétrica tem potencial de quatro megawatts (MW) — com projeto de ampliação para 13 MW.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração de Talita Carvalho, aluna do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações

Fim do conteúdo da página