Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Leitura de contos premiados marca 1ª Feira de Troca de Livros da Biblioteca do Câmpus Urutaí

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 18h08 | Última atualização em Sexta, 30 de Outubro de 2015, 19h20 | Acessos: 1104

Os participantes também aproveitaram a oportunidade para ouvir música ao vivo e aprender mais sobre literatura.

Na tarde desta terça-feira, 27, aquele clima silencioso tão típico de um biblioteca foi interrompido por uma seleção de músicas animadas apresentadas ao vivo. Essa foi a primeira atividade do evento realizado no Câmpus Urutaí em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Após a apresentação musical, foi feita uma breve explicação sobre a origem e história do livro e a importância de se comemorar a sua existência. E quem valoriza essa arte impressa fez a doação de livros entre os dias 15 e 26 de outubro e recebeu um vale-troca para participar da 1ª Feira de Troca de Livros da Biblioteca do Câmpus Urutaí.

Segundo a bibliotecária Bethânia Oliveira Silva, além de ser uma forma de dividir conhecimento, a troca também contribui para a preservação do meio ambiente porque é uma prática que, ao se tornar um hábito, economiza o uso do papel na impressão de novos livros. Ou seja, uma mesma obra é capaz de fazer infinitos leitores.

A professora Fernanda Bonfim leu aos participantes o conto classificado em primeiro lugar na edição 2015 do Projeto Farol Cultural, Spalla, de autoria da aluna Jéssica Xavier, do Câmpus Rio Verde, e explicou as características que o tornaram interessante do começo ao fim.

Para falar sobre o conceito de conto, foi convidada a professora Eliene Caixeta, que destacou como principal definidor deste gênero literário a existência de um final surpreendente. Quem esteve lá, pode aprender um pouco mais sobre literatura também com a fala da professora.

Os ganhadores das três edições do Projeto Farol Cultural do IF Goiano foram representados pelos alunos Emmanuel Roberto, Maria Jordana Barbosa, Naiane Sousa, Nicolas Thomaz e Victor Hugo, que leram ou tiveram lidos seus contos premiados.

A bibliotecária convidada do Câmpus Avançado Hidrolândia, Patrícia Regina de Oliveira, relatou as experiências do Farol Cultural, informou sobre a publicação da coletânea com os contos premiados e incentivou os outros alunos a se arriscarem a escrever para participar da edição de 2016.

Leia aqui os contos lidos no evento:

Blind2 - Emmanuel Roberto

Spalla - Jéssica Xavier