Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Parceiros da Equoterapia são homenageados no Câmpus Urutaí
Início do conteúdo da página

Parceiros da Equoterapia são homenageados no Câmpus Urutaí

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 13h48 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 15h33 | Acessos: 2677

Eles receberam uma placa de menção honrosa e ouviram depoimentos de praticantes e familiares.

imagem sem descrição.

Foi realizada na manhã de quarta-feira, 28, uma cerimônia para homenagear os parceiros do Centro Integrado de Equoterapia de Urutaí-GO (CIEU): o diretor-geral do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí, Gilson Dourado da Silva; o prefeito de Urutaí, Nelson Donizete Ferreira; a secretária de Saúde de Urutaí, Márcia Tereza Fernandes e, em especial, o presidente do Sindicato Rural de Ipameri, José Celestino Rosa Paim, na ocasião representado por sua esposa, Maíra Paim.

Familiares e praticantes deram depoimentos a respeito das atividades desenvolvidas na equoterapia e também sobre os resultados já alcançados. O diretor de Extensão, Eduardo Viana, contou aos presentes a história do CIEU e lembrou a importância das pessoas que colaboraram para a implantação e execução do projeto.

 

História

Em maio de 2014, o prefeito de Urutaí, Nelson Donizete, conheceu o Programa de Equoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que seria realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e o Sindicato Rural de Ipameri. Sensibilizado com a iniciativa, que foi melhor explicada pelo instrutor e fisioterapeuta do SENAR-GO, Adriano Maciel, o prefeito buscou apoio do IF Goiano – Câmpus Urutaí e prontamente foi atendido pelo diretor-geral Gilson Dourado.

Atualmente, o CIEU atende 16 praticantes com patologias diversas, uma vez por semana, às quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, durante 30 minutos. A equipe é composta por: seis profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde - as fisioterapeutas Angélica e Mayara, a psicóloga Lívia, a fonoaudióloga Maria Luiza, a enfermeira Letícia e o equitador Elmar - e duas profissionais cedidas pelo Câmpus Urutaí - a pedagoga Marilene e a psicóloga Ednalva, além dos estagiários do curso Técnico em Agropecuária, Cleberly e Elivelton, e das estagiárias de Medicina Veterinária, Joeli e Lígia.

Uma boa notícia sobre o assunto é que está em tramitação, na Câmara Municipal de Urutaí, um projeto de lei que torna a Equoterapia um programa oficial de saúde do município. Quanto à infraestrutura do CIEU, em breve, o picadeiro estará coberto e o ambiente será enriquecido com a aquisição de novos equipamentos.

Fim do conteúdo da página