Programa se prepara para entrega do primeiro cão-guia
Candidato passará por treinamento durante três semanas no Campus Urutaí e mais uma em sua residência.
Há um pouco mais de um ano de seu lançamento, o Programa Cão-Guia, desenvolvido pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí, se prepara para a entrega do seu primeiro cão-guia formado pela Instituição. A seleção dos candidatos foi realizado por meio de edital, lançado no em maio deste ano, e atende ao Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-guia.
Ansioso por esse momento desde a sua inscrição no Cadastro em 2014, Gleibson Pereira Silva chegou à sede do Programa na manhã de terça-feira, 30. Durante as próximas três semanas, ele e o labrador Face passarão por uma série de atividades visando o treinamento e formação de dupla usuário/cão-guia. O objetivo desta etapa é avaliar e garantir a compatibilidade do candidato com o animal, por meio da análise de critérios técnicos como peso, altura, velocidade de caminhada, nível de atividade física e potencial para a realização das atividades diárias.
Ao fim do período de treinamento na sede do Programa, a dupla passará mais uma semana na residência de Gleibson. A intensão é avaliar e promover a adaptação de Face à sua rotina diária futura. Todas as atividades são acompanhas de perto pela equipe do Programa. A disponibilização do cão-guia ao usuário será declarada após a análise de todas as etapas do treinamento realizado no processo de formação de dupla usuário/cão-guia. Segundo consta no edital de seleção, o candidato que não alcançar o desempenho de condução do cão-guia considerado satisfatório com segurança e eficiência durante o processo de formação de dupla, será declarado inapto e não poderá ser beneficiado com o animal.
A coordenação do Programa destaca também que esta etapa compreende uma das atividades práticas do Curso de Formação de Treinador de Cães-guia e de Instrutor de Mobilidade com Cães-Guia e corresponde ao estágio final de qualificação do animal, capacitando-o a atuar ou não como guia. Os cães que não demonstrarem aptidão natural e/ou a qualidade necessária para guiar com eficiência e segurança uma pessoa com deficiência visual serão desligados do Programa.
Além de Face, a previsão é que mais três cães-guia sejam entregues até o final de 2019. De acordo com o Programa, estão agendados um treinamento para o mês setembro e outros dois para novembro.
Seção de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí
Redes Sociais