Campus Urutaí e parceiros promovem ações para reduzir problemas ambientais
Ações como levantamento das nascentes, diagnóstico e assessoria ambiental à agricultores, cercamento das nascentes e plantio de mudas foram realizadas.
O Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Ministério Público do Estado de Goiás, Saneago, Emater, Prefeituras Municipais de Pires do Rio e Urutaí, e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável firmaram no ano de 2016 uma importante parceria com a finalidade de executarem o Programa Ser Natureza.
O objetivo do programa, existente desde setembro de 2016, é promover diálogo entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e sociedade civil organizada, para garantir a primazia dos interesses coletivos na área ambiental, sem necessidade da judicialização, através do conjunto de ações para reduzir problemas ambientais da Região Sudeste do Estado de Goiás, especificamente, nas sub-bacias dos córregos Maratá, no município de Pires do Rio, e no córrego Palmital, localizado no município de Urutaí.
Foram criados grupos de trabalho para elaboração de projeto de recuperação de recursos hídricos e áreas de preservação permanente (APPs), dos mananciais de abastecimento destes municípios. Foram concluídas ações como levantamento das nascentes, diagnóstico e assessoria ambiental à agricultores, cercamento das nascentes e plantio de mudas.
Neste contexto, no dia 04 de março de 2020, foram doadas mais 172 mudas de espécies como Ingá, Buriti, Ipê-Roxo, Bálsamo, Anjico, e Baru. As mudas foram produzidas sob supervisão do professor Marcus Vinicius Vieitas Ramos do IF Goiano - Campus Urutaí, o qual compõe Grupo de Trabalho deste programa. Além de contribuir na elaboração de projetos técnicos, Marcus Vinicius participa de atividades de campo e assessora produtores rurais nas práticas de recuperação e manutenção de recursos hídricos e solo.
Assessoria de Comunicação Social - Campus Urutaí
Redes Sociais