Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Campus Urutaí elabora projeto para auxiliar no combate a Covid-19

Campus Urutaí elabora projeto para auxiliar no combate a Covid-19

Publicado: Sábado, 20 de Junho de 2020, 21h39 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 15h50 | Acessos: 530

A ação consiste na produção de conteúdo de referência sobre áreas como Educação, Ciência e Tecnologia que serão apresentadas por meio de redes sociais.

Seguindo as normas para o combate a pandemia, as aulas presenciais continuam suspensas, bem como as atividades administrativas, sendo executadas de maneira remota (home office), exceto as consideradas como serviços essenciais. Mas mesmo com a paralisação o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) não tem medido esforços para auxiliar com ações e medidas que contribuam no combate ao novo Coronavírus.

Além do Campus Ceres, Campus Morrinhos, Campus Trindade e Campus Rio Verde, o Campus Urutaí também irá contribuir com a elaboração do Projeto Chama Química. O projeto está cadastrado ao Edital n° 03 de 22 de abril de 2020 da Pró-Reitora de Extensão do IF Goiano, cujo objetivo é promover ações de extensão para o enfrentamento às diversas situações provocadas pela pandemia da COVID-19.

Nesse contexto, o Projeto Chama Química realizará uma série de ações por meio de suas redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube, com a finalidade de produzir conteúdo de referência sólida sobre Educação, Ciência e Tecnologia. Tais eventos terão ênfase na divulgação das ações do IF Goiano durante a pandemia, no isolamento social, na educação online, e na divulgação científica, e serão realizados entre os meses de junho e novembro de 2020.

Os eventos vão contar com a participação de convidados que vão desde alunos do Ensino Médio até pesquisadores renomados, tanto do IF Goiano quanto de outras instituições de ensino do Brasil. A equipe executora do projeto, formada por docentes e discentes do Campus Urutaí e colaboradores externos, terá como prioridade criar um espaço democrático e participativo para promover rodas de conversas, discussões, debates, com conteúdo de qualidade sobre temas ligados a Educação, Ciência e Tecnologia.

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, professor Miquéias Ferreira Gomes, o Projeto Chama Química criará um ambiente virtual que, além de oferecer conteúdo acadêmico e científico de qualidade, permitirá uma aproximação da instituição com a comunidade em um ambiente democrático e participativo. "Assim, enfrentaremos situações impostas pela pandemia da COVID-19, tais como o isolamento social, a educação online e a informação científica, algo tão importante em meio a tantas fakenews que tem sido espalhadas durante a pandemia", afirma Miquéias.

Para a aluna do curso de Licenciatura em Química do Campus Urutaí, Luana Thauane Ribeiro da Silva Liberato, e bolsista do projeto, a primeira live terá uma grande importância por proporcionar aos alunos o contato direto e em tempo real com as Prós-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, numa situação em que poderão tirar dúvidas, expor sua visão sobre instituição e dar sugestões.

A primeira live do projeto será realizada na segunda-feira, 22 de junho, a partir das 19h, onde os Pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão abordarão o tema “IF Goiano em tempos de pandemia: estratégias e ações no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”. A transmissão será feita pelo canal oficial do projeto no YouTube. Esta será uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o IF Goiano, esclarecer dúvidas, dar sugestões.

Núcleo de Comunicação Social - Campus Urutaí