Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Da graduação direto para o doutorado

Da graduação direto para o doutorado

Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 13h53 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 14h04 | Acessos: 786

Egressa do Campus Urutaí consegue ingresso direto no doutorado sem passar pelo mestrado.

O interessado em seguir a carreira acadêmica é consciente de que o caminho é longo e a jornada é árdua. Graduação, Mestrado e Doutorado, cerca de 10 anos para alcançar o sonhado título de doutor. Mas a egressa do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IF GOIANO – CAMPUS URUTAÍ, Julya Emmanuela de Andrade Vieira, vai trilhar um caminho um pouco diferente. Após concluir a graduação, ela conseguiu o ingresso direto no doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A pesquisadora iniciou a carreira acadêmica no início do ano de 2017 e, no primeiro semestre da graduação, começou a atuar com pesquisa em modelagem preditiva de distribuição de espécies, no laboratório de Biogeografia da Conservação e Macroecologia (COBIMA), trabalho que foi premiado na VII Semana da Biologia do IF Goiano.
Entre os anos de 2018 e 2020, no Laboratório de Pesquisas Biológicas, trabalhou com Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre os riscos do descarte de produtos fabricados com nanofibras de carbono na natureza. O resultado do trabalho proporcionou a conquista de premiação no 17° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Ciências da Vida. O prêmio proporcionou uma bolsa de pós-graduação, que será implementada em setembro deste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Foram quatro (4) anos dedicados e divididos entre aulas da graduação e laboratórios de pesquisas. Agora, no programa de doutoramento, Julya trabalhará com fungos marinhos para a produção de metabólitos, que serão utilizados para tratar a leucemia mielóide crônica.

Julya se diz agradecida ao IF Goiano – Campus Urutaí, à Gerência e Direção de Pesquisa, à coordenação de Ciências Biológicas por todas as oportunidades proporcionadas, por não medir esforços para atender os anseios dos alunos e encerra saudando todos os professores que contribuíram no processo da sua construção acadêmica, em especial, ao Professor Guilherme Malafaia, que além de orientá-la no trabalho de conclusão de curso, sempre acompanhou o desenvolvimento profissional e proporcionou todo o apoio necessário para que alcançasse o almejado ingresso no doutoramento.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí