Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Campus Urutaí inaugura o Lab IFMaker

Campus Urutaí inaugura o Lab IFMaker

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 09h05 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 14h07 | Acessos: 425

Foram investidos cerca de R$150 mil no laboratório voltado para solução de problemas com uso de tecnologias digitais.

FOTO: EQUIPE

O Lab IFMaker Urutaí, que é voltado para solução de problemas de forma coletiva e colaborativa por meio do uso das tecnologias digitais, será inaugurado no IF Goiano Campus Urutaí, no dia 05 de outubro. A inauguração marca o início das atividades oficiais do laboratório, que foi implementado a partir da aprovação do projeto do Campus Urutaí no Edital MEC/SETEC 35/2020. Foram investidos aproximadamente R$150 mil de verba proveniente do edital e de recursos do Campus para a implementação do espaço, que conta com impressoras 3D, scanner 3D, canetas 3D, kits de programação (arduíno) e robótica (Lego), notebooks, CNC a laser, smart TV, além de ferramentas para o desenvolvimento da cultura maker dentro do IF Goiano. O Lab IFMaker Urutaí está localizado no laboratório 1, no prédio do Núcleo de Informática no IF Goiano Campus Urutaí, consolidando a ideia de um espaço voltado para a criatividade, empreendedorismo e inovação.

O Lab IFMaker Urutaí tem como objetivo promover e desenvolver práticas de fabricação fundamentadas no movimento maker, em particular na utilização dos preceitos da educação maker como metodologia de ensino inovadora e no domínio da prototipagem com programação e robótica voltada para o arranjo produtivo local com ações em três eixos:

1) espaço para o suporte ao ensino;

2) prototipagem voltadas ao atendimento das demandas loco-regionais;

3) fomento e divulgação da cultura maker na comunidade interna e externa.

O coordenador do Lab IFMaker Urutaí, professor Júnio César de Lima, enfatiza que a missão do Lab IFMaker Urutaí é ser um ambiente que favoreça a integração do ensino, pesquisa e extensão, por meio de ações que apoiem o desenvolvimento e utilização de metodologias ativas no ensino learning by doing, o desenvolvimento de produtos e a inovação com sustentabilidade para a comunidade interna e externa.

A inauguração do Lab IFMaker Urutaí irá ocorrer dentro da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” é o tema escolhido para a 18ª  SNCT, que ocorrerá entre os dias 2 e 8 de outubro de 2021, em todo o País, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais, gratuitos e abertos à comunidade. Na inauguração, Kenzo Abiko, Presidente do Instituto Fab Lab Brasil (IFLB) e Coordenador da Rede Fab Lab Brasil, irá realizar palestra de abertura sobre as teorias e práticas dos Fab Lab voltados para cultura Maker. Em seguida, a equipe gestora do Lab IFMaker Urutaí irá apresentar a infraestrutura e um portfólio de serviços que o laboratório pretende ofertar à comunidade.

O evento de inauguração ocorrerá no dia 5 de outubro com início às 08h pelo YouTube no link: https://youtu.be/iOGXkq3fMD4.

Assessoria de Comunicação - Campus Urutaí