Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Campus Urutaí realiza dia de campo para mostrar experimento de controle de pragas na Soja sem o uso de agrotóxicos

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 14h20 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 14h20 | Acessos: 182

Foi realizado no dia 02 de março de 2023, quinta-feira, no IF Goiano - Campus Urutaí, o dia de Campo: Manejo Sustentável na Cultura da Soja.

Evento organizado pelo Campus Urutaí em parceria com a Empresa Júnior Agrocerrado Consultoria Agronômica.

O primeiro momento do evento foi realizado no Auditório José Costa Júnior, onde o Diretor-Geral do Campus Urutaí fez a abertura do evento, e posteriormente, passou a palavra para Eduardo Mesquita, ministrar a palestra sobre o Manejo Biológico “On Farm”, atividade que consiste na produção de bioinsumos dentro da própria fazenda com laboratórios exclusivos e de acordo com a peculiaridade de cada produtor.

Depois, foi a vez de Junio Mamede falar sobre o equilíbrio nutricional com Effectus, fertilizante solúvel eficaz para diferentes fases das culturas, que penetra no tecido foliar e supre as necessidades de enxofre.

E, para encerrar as palestras do dia, o servidor do campus Urutaí, Adriano Barbosa, falou sobre a produção de adubo organomineral, explicando sobre a produção, os benefícios e como eles podem contribuir par o aumento da produtividade da lavoura, além de citar a Instrução Normativa N° 25, de 2009, que regulamenta a produção e distribuição desse tipo de produto.

Após as palestras os participantes foram divididos em grupos e visitaram os talhões do experimento de plantação de soja plantados no Campus Urutaí.

O plantio foi iniciado no dia 6 de novembro e os responsáveis tema expectativa de colheita para o dia 10 de março, a depender das condições climáticas.

A lavoura está sendo totalmente manejada com o uso de produtos biológicos.

Além da visita na lavoura, os estudantes tiveram a oportunidade de passar no Campo Experimental de Produção de Adubo Organomineral e do Laboratório de Produção de Bioinsumos e entenderem um pouco do funcionamento através de explicações feitas pelos responsáveis por esses ambientes.

Ao fim do evento foi servido, gratuitamente, almoço para todos os participantes.

Participaram do dia de campo em torno de 100 estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Técnico em Agropecuária. Todos os estudantes receberão certificado de participação.

ASCOM - CAMPUS URUTAÍ