Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Projeto Playlist Multidisciplina aproxima disciplinas através da música

Projeto Playlist Multidisciplina aproxima disciplinas através da música

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 14h49 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 21h27 | Acessos: 270

Durante o 1° bimestre, as turmas de primeira série do Ensino Médio Integrado a Biotecnologia realizaram o projeto Playlist Multidisciplina. Com a regência compartilhada pelos professores Luiz Camargos, Leandro Carvalho, Fernando Rocha e Miquéias Gomes, a proposta consistiu em utilizar letras de músicas como ponto de partida para a construção de um diálogo multidisciplinar.

Os estudantes analisaram as letras e exploraram as diferentes temáticas abordadas, relacionando-as com as disciplinas estudadas. Além disso, produziram materiais como textos, poemas e cordéis que serão expostos na cantina do ensino médio entre os dias 19 e 28 de abril.

Segundo os professores envolvidos no projeto, a música é uma forma de arte que pode dialogar com várias áreas do conhecimento, como a literatura, a história e a filosofia. A proposta teve como objetivo estimular nos estudantes a capacidade de fazer conexões e relacionar diferentes saberes.

Com o projeto Playlist Multidisciplina, os estudantes foram protagonistas durante todo o processo, participando ativamente do planejamento, das decisões e das discussões. As músicas utilizadas foram escolhidas por eles, de forma a envolvê-los mais no projeto e tornar a experiência ainda mais significativa.

Além disso, a exposição dos materiais produzidos também foi uma escolha dos estudantes, que puderam exercer sua autonomia e protagonismo na construção dos saberes, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do projeto.

Dessa forma, a Playlist Multidisciplina não apenas estimulou a interdisciplinaridade, mas também valorizou a participação ativa dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas de suas aprendizagens.

A exposição dos materiais produzidos pelos estudantes tem como objetivo compartilhar o conhecimento produzido com a comunidade acadêmica. A iniciativa é um exemplo de como a música pode ser uma ferramenta para a construção do conhecimento e para a aproximação entre diferentes disciplinas.

Confira fotos:

ASCOM - CAMPUS URUTAÍ