Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Inauguração da Ala de Internação do Hospital Veterinário do IF Goiano – Campus Urutaí

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 16h48 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 16h50 | Acessos: 401

O Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí acaba de inaugurar a tão esperada ala de internação do seu Hospital Veterinário. Essa nova conquista representa um marco significativo para a região, especialmente para o suporte às atividades de atendimento a animais de grande porte, com destaque para equinos e ruminantes, além de fortalecer o ensino prático do curso de Medicina Veterinária, que celebra seus dez anos de existência neste ano de 2023.

A importância dessa ala é imensurável, pois o hospital será o único local na região da estrada de ferro com capacidade para realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade em animais de grande porte. Cirurgias abdominais e ortopédicas, que demandam um tempo de internação considerável, entre 15 a 30 dias, poderão ser realizadas com excelência e segurança nesse novo complexo.

O investimento em equipamentos já está em andamento, com a aquisição de radiologia digital e ultrassom. No entanto, alguns itens essenciais para a conclusão do centro cirúrgico ainda estão sendo buscados, como a mesa cirúrgica, o acolchoamento da sala de indução e a instalação da talha. Além disso, os troncos de contenção nos ambulatórios também serão instalados, para garantir a segurança dos animais durante os procedimentos.

O professor Pedro Augusto, docente do curso de Medicina Veterinária, expressou sua animação com a entrega da obra, reconhecendo o impacto econômico e a relevância na formação dos estudantes. Ele ressaltou que o próximo passo é implementar um programa de aprimoramento profissional, semelhante a uma residência, para ampliar as oportunidades de verticalização e efetivar o funcionamento pleno do hospital.

O bloco construído para a ala de internação do hospital conta com uma área de ambulatório, duas baias espaçosas de 16m² para equinos e quatro baias para pequenos ruminantes, bezerros ou suínos. Além disso, o espaço conta com um depósito de ração, dois banheiros, uma sala destinada aos professores e outra reservada para os residentes.

A inauguração da ala de internação do Hospital Veterinário do IF Goiano – Campus Urutaí é um passo fundamental para o avanço da medicina veterinária na região. Com estrutura adequada e equipamentos de ponta, será possível oferecer serviços de qualidade, promovendo o bem-estar animal e a formação de profissionais capacitados. O IF Goiano – Campus Urutaí orgulha-se de contribuir para o desenvolvimento da região e se coloca como referência no atendimento veterinário de animais de grande porte.

ASCOM - CAMPUS URUTAÍ