Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Campus Urutaí "encerra" semana comemorativa de 70 anos com eventos marcantes

Campus Urutaí "encerra" semana comemorativa de 70 anos com eventos marcantes

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 17h54 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 17h54 | Acessos: 298

O Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano encerrou, nesta sexta-feira, uma semana repleta de comemorações em celebração aos seus 70 anos de existência.

O evento de encerramento, realizado no Auditório Nilo Peçanha, contou com a presença de autoridades e apresentações culturais, que enalteceram a importância da Instituição e sua contribuição para a região.

Dentre as autoridades presentes, o Secretário de Agricultura do estado de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, expressou sua admiração pela estrutura do Campus Urutaí e ressaltou a influência positiva que a instituição exerce sobre a vida das pessoas, por meio do compartilhamento do conhecimento gerado pelos estudantes e professores.

O Presidente do Sindicato Rural de Ipameri, Plínio Machado e Silva, enfatizou a relevância do Campus Urutaí para a região e destacou a quantidade de profissionais formados ao longo dos 70 anos de história da Instituição, evidenciando seu papel fundamental no desenvolvimento regional.

Henrique Matias Troncoso Chaves, Chefe de Gabinete FAPEG, ressaltou a importância das parcerias para a manutenção e vitalidade das Instituições e mencionou a presença marcante do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) nos 70 anos do Campus Urutaí, proporcionando cursos de alta qualidade.

Vanessa Silva da Rocha, vice-presidente do CREA Goiás, reforçou a importância do Instituto Federal na formação dos indivíduos e expressou seu orgulho em ter estudado no IF Goiano, embora em outro campus. Além disso, ela destacou o papel do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia na proteção das profissões e dos profissionais.

Thiago Rodrigues, Gerente de Relações Institucionais do Senar Goiás, propôs um exercício de viagem no tempo ao imaginar como era a região em 1953, quando o projeto de transformação da Fazenda Modelo em uma Instituição de ensino foi proposto. Ele também ressaltou a importância do Campus Urutaí para a região, enfatizando a formação de mão-de-obra qualificada.

Após as falas das autoridades, os presentes tiveram o privilégio de prestigiar as apresentações artísticas dos talentosos estudantes do Campus Urutaí. O aluno do curso de Engenharia Agrícola, Nathan Vítor Gonçalves Júnior, encantou a todos com a magia de sua sanfona, acompanhado pelo talentoso Sebastião, conhecido como Tião Galo, no Cajon.

A estudante do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, Phamella de Paula Mesquita, emocionou o público com sua belíssima voz e os acordes do seu violão.

O servidor Rangel Souza recitou um poema de sua autoria, dedicado ao Campus Urutaí, o que proporcionou um momento de reflexão e emoção aos presentes.

Para encerrar a cerimônia em grande estilo, os participantes desfrutaram de um delicioso almoço ao som animado da banda Tudo No Pagode, que trouxe ainda mais alegria e descontração ao ambiente festivo.

Com o encerramento da semana comemorativa dos 70 anos do Campus Urutaí, é evidente a importância dessa Instituição de ensino para a região. Ao longo de sete décadas, o campus tem sido responsável por formar profissionais qualificados, impulsionar o desenvolvimento da agricultura e contribuir significativamente para o progresso da comunidade local.

As falas das autoridades presentes ressaltaram a grandiosidade do Campus Urutaí e sua influência positiva na vida das pessoas. Ficou evidente o reconhecimento da qualidade do ensino oferecido e o impacto social que a Instituição gera ao compartilhar conhecimento e promover parcerias estratégicas.

No entanto, as comemorações não param por aí. Amanhã, dia 17 de junho, está previsto um encontro de egressos, onde ex-alunos poderão reencontrar colegas, compartilhar experiências e reviver memórias especiais do Campus Urutaí. Já no domingo, dia 18 de junho, será realizada a 5ª Volta do Campus Urutaí, uma atividade esportiva que promove a integração da comunidade acadêmica e público externo e incentiva a prática de exercícios físicos.

Essa semana comemorativa dos 70 anos do Campus Urutaí certamente ficará marcada na história da Instituição e na memória de todos os que fazem parte dessa trajetória de sucesso. É um momento de celebrar as conquistas, reconhecer a importância do ensino de qualidade e renovar o compromisso com a formação de profissionais competentes e cidadãos engajados.

Que o Campus Urutaí continue seu papel fundamental na promoção do conhecimento, no desenvolvimento regional e na transformação de vidas por muitos anos ainda, inspirando e capacitando novas gerações para um futuro promissor. Parabéns ao Campus Urutaí pelos seus 70 anos de excelência!

ASCOM - CAMPUS URUTAÍ