Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Professor do Campus Urutaí tem projeto selecionado no edital Amazônia+10

Professor do Campus Urutaí tem projeto selecionado no edital Amazônia+10

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 14h10 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 14h10 | Acessos: 111

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí, por meio da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (DPGPI-UR) e do Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado, parabeniza o professor Doutor Daniel de Paiva Silva pela aprovação do projeto intitulado AquaInvert-Amazônia: integrando ciência e saberes locais para conhecer a biodiversidade de invertebrados aquáticos em áreas de altitude da Amazônia. O projeto foi aprovado no edital Expedições Científicas, lançado em novembro de 2023 pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto tem como objetivo inventariar a biodiversidade de invertebrados aquáticos em áreas de altitude da Amazônia, verificar a relação dos organismos com variáveis ambientais e determinar hipóteses de distribuição potencial (cenários presente/futuros) desses organismos, utilizando-se teoria ecológica e métodos estatísticos. Além disso, o projeto pretende desenvolver atividades de ensino e divulgação científica, integrando saberes locais e científicos.

A integração entre os conhecimentos científicos e os saberes locais dos povos indígenas será fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. O material paradidático será elaborado nas línguas maternas das comunidades envolvidas, com o objetivo de promover a divulgação da ciência localmente e em outras regiões do Brasil. O projeto também promoverá a formação e capacitação de recursos humanos em todas as temáticas abordadas, incluindo a participação de estudantes indígenas.

Foram selecionados 20 projetos ao todo – orçados em aproximadamente R$ 78,2 milhões –, que vão mobilizar 77 grupos de pesquisadores vinculados a 18 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), além das agências estrangeiras UK Research and Innovation (UKRI), do Reino Unido, e Swiss National Science Foundation (SNSF), da Suíça. A chamada apoiará expedições científicas voltadas à ampliação do conhecimento sobre a sociobiodiversidade e a biodiversidade amazônica. No total, a chamada recebeu 191 propostas – 25% a mais que o número de projetos submetidos no primeiro edital da iniciativa, em 2022 –, distribuídas por nove grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, entre outras (FONTE: Iniciativa Amazônia+10)

ASCOM-CAMPUS URUTAÍ