Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 acontece no Campus Urutaí

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 acontece no Campus Urutaí

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 13h06 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 16h56 | Acessos: 1050

IF Goiano Campus Urutaí realiza SNCT 2017

No mês de outubro é realizado a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 - SNCT, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Este ano o tema abordado foi "A matemática está em tudo!", e tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, por meio de uma linguagem acessível, e que estimule a curiosidade e motive a discussão sobre as implicações sociais da ciência.

No Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, a SNCT 2017 foi realizado entre os dia 23 e 27 de outubro. Junto a ela foi promovido a Semana de Ciência, Cultura e Inovação do IF Goiano 2017 e a Semana Nacional do Livro. Foram realizadas várias atividades voltadas para os alunos do ensino médio técnico, alunos de graduação, professores e também a comunidade em geral. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Ewerton Patrick, da Universidade Estadual de Goiás, e que abordou o tema " Empreendedorismo, tecnologia e inovação nas universidades". Além disso, a cerimônia de abertura contou com a participação do Reitor do IF Goiano, Professor Vicente Pereira de Almeida, o Pró-reitor de extensão, Professor Sebastião Nunes da Costa Filho, Diretor Geral do Campus Urutaí, Professor Gilson Dourado da Silva, e o Diretor de Extensão, Professor Eduardo de Faria Viana.

Matemática nas praças - Um dos eventos realizados dentro da SNCT 2017 foi a atividade "Matemática nas praças", promovido pelo curso de licenciatura em matemática do IF Goiano Campus Urutaí, onde os alunos do curso desenvolveram atividades que enfocavam o tema "Matemática esta em tudo". As oficinas aconteceram nas praças públicas de Pires do Rio, Orizona , Urutaí e Ipameri, e contou com o apoio das prefeituras de cada município. Os professores envolvidos na organização deste evento foram: Wabson Guimarães, Ricardo Assunção, Eliane Mota, Aderval Alves e Agda Lovato.

Curso "Plágio em trabalhos acadêmicos: como evitá-los" - Realizado no dia 25 de outubro de 2017, o curso sobre plágio foi oferecido em dois momentos para os alunos de graduação. Tinha o objetivo de expor a importância de um trabalho acadêmico construído de forma honesta e com real autoria, além de mostrar que uma boa leitura previa sobre o tema proporciona conhecimento e segurança para criar um bom texto. O curso teve como coordenadora a bibliotecária Bethânia Oliveira.

Mini cursos de informática - Assim como o curso sobre plágio, o mini curso sobre "Processamento digital de imagens com Octave" foi oferecido em dois dias, um no dia 24 e outro no dia 25 de outubro, também para os alunos de graduação, sob a coordenação do professor Jorcivan Silva.

V Seminário Regional de Agroecologia - Ocorreu entre os dias 25 e 27 de outubro, no IF Goiano Campus Urutaí, o V Seminário Regional de Agroecologia, com o tema "Praticando agriculturas reais". O seminário promoveu a discussão sobre a necessidade de se construir uma agricultura de baixo impacto, justa e viável para o contexto do Bioma Cerrado. Além disso, foram abordados temas sobre movimentos de resistência e luta no campo agroecológico que servem de alerta à sociedade para as ameaças que hoje comprometem a garantia da segurança alimentar e outros direitos humanos. O seminário foi coordenado pelo professor Milton Sérgio.

Núcleo de comunicação social e eventos - Campus Urutaí