Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Novos membros do colegiado tomam posse na reitoria

Novos membros do colegiado tomam posse na reitoria

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 15h19 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 14h26 | Acessos: 688

Após cerimônia, representantes tiveram a primeira reunião ordinária.

Representantes atuarão durante biênio 2018-2019

Os membros eleitos do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tomaram posse na sexta-feira, 20, em cerimônia realizada na reitoria da Instituição, em Goiânia. O novo colegiado atuará durante o biênio 2018-2019, representando servidores e alunos das 12 unidades que formam a Instituição, mais a reitoria e o Polo de Inovação.

Compuseram mesa de honra na solenidade um representante de cada segmento que forma o Conselho, além do seu presidente, o reitor Vicente Pereira de Almeida. Em sua fala, Vicente parabenizou os novos membros e destacou a responsabilidade e o comprometimento necessários para que as reuniões tenham quórum e as pautas sejam apreciadas na íntegra. "Já existe um calendário prévio de reuniões, em caso de previsão de não comparecimento é importante entrar em contato com o suplente para garantir a participação", lembrou.

O Conselho Superior é o órgão máximo do IF Goiano, conforme o Estatuto da Instituição. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional. Além dos titulares e suplentes dos segmentos estudantil, docente e técnico-administrativo, o colegiado é formado por egressos, membros da sociedade civil, diretores-gerais e, ainda, pelo reitor e um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) (confira membros abaixo).

A fim de agilizar a apreciação dos documentos, o Conselho é composto por câmaras consultivas, que analisam e relatam, previamente, qualquer assunto que necessite de decisão da plenária do Conselho. As câmaras consultivas são de: Ensino; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Extensão; Administração e Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Os pró-reitores de cada pasta presidem a câmara que corresponde à sua área de sua abrangência.

Primeira plenária - Após a solenidade de posse, os membros do colegiado já se dirigiram para a sala de reuniões da reitoria para a primeira reunião ordinária. Na pauta estão previstos os seguintes assuntos: comissão para reelaboração do Estatuto do IF Goiano; proposta de monitoramento ambiental como subsídio à implantação da Área de Proteção Ambiental das microbacias de captação de água de Rio Verde; criação da política institucional de formação de professores para a educação básica. As reuniões do Conselho Superior do IF Goiano são transmitidas ao vivo, pelo canal oficial da Instituição no YouTube.

Flickr: acesse fotos da solenidade de posse

Conheça membros do biênio 2018-2019

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos