Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Lab Maker Guará
Início do conteúdo da página

Lab Maker Guará

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2017, 10h51 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 19h29 | Acessos: 1071
 
Informações Gerais Documentos Membros Mídias e Eventos
                        

Apresentação geral


O Campus Iporá tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento agropecuário, agroindustrial e de serviços da região do Oeste Goiano, através de ações articuladas com o setor produtivo e a sociedade em geral pela formação de profissionais qualificados, competentes e capacitados, com visão crítica e responsável, capazes de exercer a cidadania em sintonia com o mundo do trabalho em constantes transformações; além de buscar soluções técnicas e geração de novas tecnologias, o campus visa responder de forma ágil e eficaz às crescentes demandas da sociedade, enfim, atuando como instituição formadora e como um centro de referência em educação profissional.
A criação do campus do IF Goiano em Iporá se deu com o compromisso de responder de forma rápida e eficaz às demandas por formação profissional e suporte aos arranjos produtivos, por meio da difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, à macrorregião do oeste goiano que possui baixos indicadores de desenvolvimento econômico e social formada pelas: Microrregião de Iporá (Ivolândia, Amorinópolis, Cachoeira de Goiás, Iporá, Moiporá, Israelândia, Jaupaci, Novo Brasil, Fazenda Nova e Córrego do Ouro), Microrregião de São Miguel do Araguaia (Crixás, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, Novo Planalto, São Miguel do Araguaia, Uirapuru), Rio Vermelho (Araguapaz, Aruanã, Britânia, Itapirapuã, Santa Fé de Goiás, Jussara, Faina, Goiás, Matrinchã) e Aragarças (Aragarças, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Piranhas, Arenópolis, Montes Claros do Goiás e Diorama).
Visando atingir o objetivo para qual foi criado, o Campus Iporá oferece os seguintes cursos regulares: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado, Técnico em Agropecuária, Curso de Qualificação em Administração na Modalidade PROEJA, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Ciência da Computação. Além dos Cursos Técnicos, PROEJA e Superiores, foram oferecidas as seguintes Especializações na modalidade Lato Sensu: Ensino de Ciências e Matemática, Especialização em Ensino de Humanidades e a Especialização em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária que tem uma turma em andamento. Na modalidade de educação à distância (EaD), o Campus Iporá oferece o curso Licenciatura em Pedagogia em parceria com a UAB/IF Goiano Campus Iporá.
Os cursos presenciais do IF Goiano - Campus Iporá tem matrículas de discentes oriundos dos vários municípios circunvizinhos, como Israelândia, Amorinópolis, Diorama, Montes Claros de Goiás, Arenópolis, Palestina de Goiás e Piranhas, e, dos Estados da Bahia e Minas Gerais. O atual quadro docente é constituído por 68 Professores com dedicação exclusiva, sendo 28 Doutores, 35 Mestres e 5 Especialistas distribuídos em diversas áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Tecnologia da Informação, Ciências Sociais Aplicadas e Base Nacional Comum). Além de 59 técnicos administrativos nas mais variadas especialidades, além de terceirizados entre motoristas, vigilantes, porteiros, recepcionista, auxiliar de limpeza e serviços gerais.
Salienta-se que vários discentes egressos dos Cursos Superiores ingressaram em Programas de Mestrado e Doutorado em função da afinidade com a pesquisa pela participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI) já consolidados no Campus Iporá. Com o fortalecimento da Iniciação Científica, foi possível a aprovação de 11 projetos com financiamento externo em editais em agências de fomento externo (CNPq e FAPEG) e interno (Pró-Reitoria de Pesquisa do IF Goiano), os quais impulsionaram a publicação de artigos em periódicos de várias áreas do conhecimento. Ainda houve 1 registro de patente e 6 registros de software.
O Instituto Federal Goiano conta com a atuação da AGROTEC, Empresa Júnior criada em maio de 2017, com o objetivo de possibilitar experiências profissionais aos estudantes do IF Goiano – Campus Iporá, sob a tutela de professores das áreas atendidas pela AGROTEC. Elaborada a partir da organização dos estudantes, para atender algumas demandas da sociedade na prestação de serviços nas áreas interdisciplinares de Agronegócios, Agronomia, Ciência da Computação e Química. O funcionamento da AGROTEC é por meio do atendimento de demandas internas do IF Goiano e externas (trazidas pela comunidade local e regional) em que estudantes/acadêmicos elaboram soluções com a tutoria de professores das respectivas áreas.
O IF Goiano conta com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, tanto na Sede Administrativa, quanto na Fazenda Escola. A Sede Administrativa conta com: Bloco Administrativo em que se localizam o Gabinete da Direção do campus, a Gerência de Extensão, a Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, entre outros departamentos; dois Blocos de Sala de Aulas, com 16 salas de aula e uma sala de Desenho Técnico; Bloco Pedagógico, com salas de professores, sala de coordenadores de curso, Registro Escolar, Apoio Pedagógico e Direção de Ensino; Laboratórios de Química; Laboratórios de Informática; Laboratório de Humanidades; Laboratório de Biodiversidade; Biblioteca; Auditórios; Almoxarifado; Centro Integrado de Saúde; Centro de Línguas; Assistência Estudantil; Núcleo de Atendimento às Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Ginásio e Centro de convivência (praça, saguão e lanchonete). A Fazenda Escola possui aproximadamente 82 hectares, e abriga: salas de aulas; salas de professores; sala de técnicos administrativos; Laboratórios de Ciências Agrárias; Setor de Agroindústria; Setor de Mecanização; Setor de Bovinocultura; Setor de Avicultura; Setor de Suinocultura; Setor de grandes culturas; Setor de Olericultura e Fruticultura; Estufas Agrícolas e lanchonete.
O Laboratório Guará IF Maker instalado no Setor de Agroindústria na Fazenda Escola do IF Goiano – Campus Iporá, possui uma área total 60,79 m2, sendo uma sala de 56,17 m2 onde estão alocados os equipamentos e um depósito de 4,62 m2, onde estão armazenados materiais de consumo. O Laboratório Guará IF Maker tem energia elétrica, acesso à internet, ar condicionado, bancada de mármore e equipamentos de segurança.
Está organizado de modo a atender as seguintes demandas, tanto da comunidade interna quanto externa:
Digitalização de objetos 3D
Impressão 3D
Corte e gravação a laser
Automação e robótica

Além disso, o laboratório maker tem buscado interagir com a comunidade interna estando presente nos diversos eventos vinculados às cursos técnicos e de graduação. Cita-se, a participação presencial no Encontro Anual de Tecnologia de Informação do Oeste Goiano e a IV Semana da Química. Além destas ações já executadas, está confirmada a participação do Laboratório Maker em vários outros eventos para este ano.
O laboratório maker, também, tem contribuído com o IF Goiano campus Iporá através da criação de soluções às demandas de administração da instituição. Cita-se a modelagem e impressão 3D de adaptadores para equipamentos do bloco de laboratório de ciências agrárias (link) e a modelagem de impressão 3D de troféus para o evento institucional Integra IF Goiano (anexo F3 - ??).

Já a interação com a comunidade externa, acontece de várias formas:
AGROTEC – Empresa Júnior: Uma das formas de servir à comunidade externa é através do desenvolvimento de solução técnicas e tecnológicas oferecida pela empresa júnior que tem parceria com o Laboratório Maker para criação de soluções personalizadas sob demanda específica de seus clientes.
Parcerias: O IF Goiano campus Iporá, tem buscado firmar parcerias com diversos setores da sociedade com vistas a oferecer o laboratório maker para apoio às demais entidades e instituições presentes na região. Cita-se, a parceira em andamento com a secretaria de educação do estado de Goiás. Além de parcerias formais, o Laboratório Maker trabalha em parceria com várias unidades escolares da região (link), visando a difusão de metodologias ativas e disseminação da cultura maker.
Sessões demonstrativas: Outra forma de atendimento, é através da visitação aos espaço do laboratório maker para sessões demonstrativas que objetivam divulgar as várias possibilidades de criação dentro do laboratório maker.
Agendamento: As atividades de ensino (aulas práticas e projetos), extensão e pesquisa são realizadas através de agendamento via sistema institucional.
Visita individual: Com a inserção de mais monitores no laboratório maker a equipe gestora irá disponibilizar a possibilidade de visitação individual sem necessidade de agendamento prévio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página