Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Evento e inaugurações movimentam Campus Ceres

Evento e inaugurações movimentam Campus Ceres

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 07h17 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 22h49 | Acessos: 515

Unidade realizou o IV Workshop de Educação e comemorou também seus 27 anos em uma cerimônia oficial, com presença de ex-gestores desde o período de Escola Agrotécnica

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriano Braga, Cláudia Oriente, Renato Rodovalho

Na última sexta-feira e sábado, respectivamente 25 e 26 de março, o Campus Ceres mostrou que já recobrou o fôlego de uma rotina intensa de eventos, como se tornou o habitual da Casa nos último anos. Com diversos convidados e um público misto, a Instituição realizou o IV Workshop de Educação, Conhecimento e Inovação (Weci) nesses dois dias e, especialmente no sábado, recebeu convidados para celebrar formalmente seus 27 anos.

Iniciando-se na sexta à noite, o Weci, já em sua quarta edição, trouxe ao Auditório da unidade estudantes e profissionais da educação, de dentro e fora do Campus, para prestigiar os palestrantes Rafinha Acústico e Eduardo Shinyashiki, ambos conhecidos em circuito nacional. A conferência de abertura, ministrada por este último, teve como tema as competências socioemocionais e sua relação com a educação em si e com o cotidiano do profissional educador.

O Weci é um evento especialmente concebido para a realidade do Vale de São Patrício, reunindo profissionais e estudantes da área de Educação. Sua intenção é, ano a ano, contribuir com a formação continuada de professores que já atuam nas escolas e órgãos de Ensino da nossa região e fomentar discussões e experiências que ampliem a qualidade da formação de nossos acadêmicos dos cursos de licenciatura.

Comemoração, emoção e inaugurações - No sábado, o Auditório mais uma vez recebeu seus convidados, mas dessa vez para realizar a comemoração aos 27 anos do Campus. O primeiro momento, composto pelas falas dos ex-diretores da unidade, rendeu lágrimas emocionadas em quem estava no palco - e, naturalmente, em muitos membros da plateia também. Participaram Wanir Alvim, Hélber Morgado e Elias Monteiro, atual reitor do IF Goiano, que falaram junto ao atual diretor do Campus Ceres, Cleiton Mateus. Além deles, também compôs a mesa Neida Melo de Oliveira, esposa do primeiro diretor-geral da Casa, Benedito Martins de Oliveira, falecido em 2016.

Finalizadas as falas e entrega de homenagens aos ex-gestores, houve o lançamento do Boletim IF em Movimento, uma publicação que tomou corpo a partir de 2020, unindo dois antigos informativos das áreas da Pesquisa e Extensão e reformulando-os em uma revista eletrônica trimestral. O IF em Movimento, atualmente, traz participação de servidores, estudantes, pesquisadores e convidados externos, abordando, além do eixo Ensino, Pesquisa e Extensão, temas sociais e atuais cujas relevâncias impactam e conversam com a vivencia do Campus.

O momento também teve apresentação da primeira Empresa Júnior do Campus Ceres, a AgrePec - Consultoria e Planejamento Agropecuário - que, inclusive, já foi matéria aqui neste portal. A empresa é fruto de esforços de estudantes e da gestão da unidade, e iniciou suas atividades oficialmente em outubro de 2022. Sua atuação abrange serviços dentro da áreas de Agronomia e Zootecnia, sendo composta de acadêmicos destes dois cursos.

As comemorações foram encerradas com um circuito de inaugurações de obras e melhorias no Campus Ceres. Entre elas, destacamos a Galeria dos Diretores-Gerais, uma homenagem e contribuição à memória da unidade, laboratórios do novo Prédio dos Cursos de Pós-Graduação e o novo prédio do Núcleo de Atenção à Saúde da Assistência Estudantil. Esse, localizado em um ambiente mais reservado, traz aos estudantes um espaço mais confortável e equipado para atendimentos médico, de enfermagem, psicológico e odontológico.

Além desses, chamou também atenção a inauguração do Baú da Ciência, uma iniciativa do Campus Ceres que se tornou possível graças a uma doação veicular da Receita Federal do Brasil no ano de 2020. O Baú consiste em um laboratório móvel, destinado a levar atividades científicas interativas a escolas de níveis Fundamental e Médio da região. Sua estrutura tem foco nas Ciências da Natureza – Biologia, Química, Física, Matemática, e também em Informática e Robótica.

Ascom Campus Ceres