Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres recebe estudantes do IF Sul de Minas

Campus Ceres recebe estudantes do IF Sul de Minas

Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 01h13 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2017, 01h29 | Acessos: 1250

Dez estudantes do curso técnico em Agropecuária realizam estágio curricular em nossa unidade. Os campi Urutaí e Morrinhos também receberam intercambistas

Participantes foram escolhidos entre os estudantes de 2ª e 3ª séries do curso técnico em Agropecuária
imagem sem descrição.

Desde o último sábado, 08 de julho, o Campus Ceres tem sido palco de aprendizado e experiências para dez estudantes do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Os discentes, todos oriundos do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, estão em nossa unidade para realização do estágio curricular do curso.

O Campus Ceres oferta semestralmente, em período de férias, programa de estágio em diversos departamentos, para estudantes do IF Goiano e de outras instituições. É a primeira vez, entretanto, que recebemos estudantes de outros estados. O intercâmbio foi viabilizado pela Reitoria do IF Sul de Minas Gerais, que já tinha acordos firmados em anos anteriores com o Campus Morrinhos do IF Goiano.

(Crédito: intercambistas IF Sul de Minas Gerais)

Durante os dias em que passam aqui, os estudantes da unidade Machado puderam acompanhar a rotina de diversas seções de produção agropecuária, como Olericultura, Bovinocultura e a área experimental. Além disso, visitaram os laboratórios de Solos e Fisiologia Vegetal, onde conheceram as pesquisas de conservação e multiplicação de bromélias in vitro, entre outros projetos em desenvolvimento. Para o estudante Breno Cláudio, a experiência é enriquecedora tanto para o aspecto profissional quanto pessoal: “Eu particularmente tenho muita vontade de trabalhar em Goiás. E aqui nós adquirimos novos conhecimentos, tanto na área do curso quanto em relação ao estado, e à região de Ceres, particularmente. É uma viagem longa, praticamente 24 horas de estrada, mas valeu a pena”, opina.

Outro aspecto positivo apontado pelos participantes é observar os aspectos exponenciais de agricultura da região do centro goiano, que se diferenciam do sul mineiro. “Aqui, que é um lugar mais voltado para as grandes culturas anuais, a gente não esperava ver um experimento de café, que é o forte no sul de Minas. Então, por exemplo, aqui os pés estão irrigados, e eles explicaram que o estresse hídrico faz a florada do pé. É algo que podemos levar de conhecimento para o sul de Minas”, conta Antônio Augusto Reis. O estudante se refere ao projeto que analisa a produção de cultivares de café Arábica em condições irrigadas, desenvolvida desde 2015 no campus.

Para o estudante Ronaldo Machado, no intercâmbio, ao tempo em que cumprem uma atividade que integra o currículo, eles também oportunizam ampliar a rede de contatos: “Além de toda essa experiência que foi falada, precisamos lembrar o estágio é obrigatório, é parte do curso. Só que ao fazermos um estágio lá em Minas, perto da gente mesmo, nós já conhecemos como funcionam as coisas. Aqui é diferente, conhecemos outra rotina. Por exemplo, se aparecer algum trabalho por aqui, futuramente, já viremos com um pouco de conhecimento”, informa o discente.

Idas e vindas – Além dos estudantes do Campus Machado, também participam do intercâmbio estudantes das unidades Inconfidentes e Muzambinho, que realizam atividades nos campi de Morrinhos e Urutaí, respectivamente. Como contrapartida, dez estudantes do Campus Ceres, durante o mesmo período, participam de estágio no IF Sul de Minas Gerais. As atividades em Ceres seguem até esta sexta-feira, 14, quando os estudantes irão embarcar para Urutaí e, de lá, seguirão para Minas Gerais.

(Crédito: intercambistas IF Sul de Minas Gerais)

Ascom Campus Ceres