Página inicial > Últimas Notícias Cristalina > IF Goiano Cristalina se reúne com comitiva da UFG e Sindicato Rural

IF Goiano Cristalina se reúne com comitiva da UFG e Sindicato Rural

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2016, 18h40 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 20h59 | Acessos: 1578

IF Goiano Cristalina se reúne com comitiva da UFG e Sindicato Rural para discutir o panorama produtivo e tecnológico da região.

imagem sem descrição.

Durante o dia de hoje, 14 de março de 2016, para uma discussão a respeito do panorama produtivo e tecnológico da região de Cristalina, representantes do Instituto Federal Goiano Campus Avançado Cristalina se reuniram com uma comitiva da Universidade Federal de Goiás composta por dois professores, Sônia Milagres Teixeira e Marcelo Ferreira do Programa de Pós Graduação em Agronegócio (PPAGRO); com o Presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica, e o coordenador técnico da IRRIGO, Renato Caetano.

A discussão abordou, em detalhes, o cenário atual encontrado pelos produtores rurais, passando por aspectos importantes da atividade de irrigação, como suas principais vantagens na diversidade de culturas e na segurança que ela oferece ao produtor. Foram expostos também dados hidrográficos da região, que foram frutos de levantamentos conduzidos e apoiados pelo Sindicato Rural de Cristalina, discutiu-se, também, a gestão consciente da água e a necessidade por inovações tecnológicas em toda a cadeia de produção rural. Foram elencadosos potenciais que a região oferece ao produtor, envolvendo clima diferenciado, altitude, abundância de recursos hídricos, entre outros.

Outro tema importante do encontro foram as dificuldades inerentes à produção rural nessa região, dentre as quais a falta de mão de obra qualificada, tema de grande interesse ao IF Goiano, como polo difusor de educação profissional. Acerca desse tema, o IF Goiano conduziu uma discussão sobre qual seria o perfil adequado de profissional para suprir as lacunas, do ponto de vista do produtor, do mercado de trabalho.

Já a comitiva da UFG apresentou interesse em novas áreas de pesquisa, como o impacto financeiro da agricultura de precisão, uso de drones para processamento de imagens, entre outras.

Foi reforçada, ainda, a parceria entre o Campus avançado Cristalina e a UFG no sentido de fortalecer a pós-graduação da UFG nessa região e expandir a oferta de pesquisas. Além de fortalecer indiretamente, dando insumos tecnológicos e científicos, a produção no campo, interesse direto do Sindicato.