Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Projeto Ametista

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 10h42 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h25 | Acessos: 395

A irrigação é uma técnica valiosa que fornece umidade ideal para as culturas, resultando em aumento significativo da produtividade

A irrigação é uma técnica valiosa que fornece umidade ideal para as culturas, resultando em aumento significativo da produtividade. No Brasil, o município de Cristalina possui destaque no uso do sistema de pivô central para irrigação de suas plantações. Nesse contexto, o Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás lançou o Projeto Ametista, que visa à instalação de estações meteorológicas e fluviométricas na bacia hidrográfica do Rio Samambaia, com o propósito de coletar dados hidrometeorológicos fundamentais para subsidiar a gestão dos recursos hídricos e fortalecer o planejamento regional, especialmente para os produtores irrigantes.
A primeira fase do Projeto Ametista tem previsão de conclusão até outubro de 2023, quando os dados hidrometeorológicos estarão disponíveis para os agricultores e instituições, fornecendo informações essenciais para a gestão dos recursos hídricos, previsões meteorológicas, planejamento agrícola e outras ações relacionadas. A sala de situação, responsável pelo tratamento e disponibilização dessas informações, foi estruturada no Instituto Federal Goiano Campus Cristalina, onde já estão sendo realizados os primeiros testes operacionais.
O Projeto Ametista é fruto de uma parceria sólida e engajada entre diversas entidades, incluindo o Sindicato Rural de Cristalina, Secretaria de Agricultura do Município, Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO/SEMAD), Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e produtores locais parceiros.
Essa iniciativa representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região, ao possibilitar uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e uma maior previsibilidade para os agricultores, contribuindo para o crescimento econômico. O Projeto Ametista é um passo significativo rumo a uma agricultura mais moderna, produtiva e sustentável no coração do Brasil.

Fim do conteúdo da página