Página inicial > Últimas Notícias Cristalina > 1ª Capacitação presencial no Brasil do Sistema Brasileiro de Manejo da Irrigação (SBMI) ocorre no IF Goiano Campus Cristalina

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 16h26 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 23h10 | Acessos: 574

No dia 24 de novembro de 2023 ocorreu no Instituto Federal Goiano Campus Cristalina o 1º Workshop em Irrigação com o Lançamento Oficial do Sistema Brasileiro de Manejo da Irrigação (SBMI) para os irrigantes, empresas do Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás e estudantes. Este evento foi realizado pelo IF Goiano Campus Cristalina, Sindicato Rural de Cristalina, Prefeitura Municipal de Cristalina, Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás, Associação de Irrigantes do Estado de Goiás, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás/SENAR/IFAG, Completta Agrícola e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O SBMI é um sistema que integra diferentes informações para auxiliar o irrigante no manejo da irrigação. O sistema permite a entrada de informações sobre a localização da propriedade, tipo de solo, cultura, sistema de irrigação e, com base na demanda evapotranspirativa, o sistema informa ao produtor quando irrigar e qual a quantidade de água a ser aplicada. Desta forma o produtor consegue evitar excessos e déficits, contribuindo para altas produtividades e a produção sustentável.

Durante o evento, pela manhã, ocorreu a 1º capacitação presencial no Brasil do SBMI, ministrada pelos desenvolvedores do sistema, Prof. Dr. Gregório Guirado Faccioli (UFS) e Prof. Dr. Marcelo Rossi Vicente (IFNMG/Salinas) que trabalham em conjunto com o coordenador do SBMI, professor da área da irrigação, Dr. Everardo Chartuni Mantovani. Também participaram dessa capacitação os professores Dr. José Alves Júnior da UFG, Dr. Álvaro Henrique Cândido de Souza do IF Goiano Campus Cristalina, o Diretor de Pesquisa do IF Goiano Campus Cristalina Dr. Cássio Jardim Tavares, o Pró-Reitor de Ensino do IF Goiano Prof. Dr. Virgílio José Tavira Erthal, além de 50 estudantes dos cursos Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária e 10 representantes de empresas da área da irrigação.

No período da tarde ocorreu a cerimônia oficial de Lançamento do SBMI, tendo a composição da mesa de honra o Prof. Dr. e Pró Reitor de Ensino do IF Goiano Virgílio José Tavira Erthal, Diretor Geral do Campus Cristalina Prof. Dr. Eduardo Silva Vasconcelos, Coordenador do evento Prof. Dr. Álvaro Henrique Cândido de Souza, Coordenadora-Geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Sra. Stefânie Martins Botelho, o Assessor Técnico do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, José Dias Correa Vaz de Lima, o presidente da Associação de Irrigantes do Estado de Goiás (IRRIGO), Luiz Carlos Figueiredo, o Coordenador do Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás, Bruno Marques e o engenheiro agrônomo, consultor e responsável técnico da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás - IRRIGO, Renato Caetano.

Durante a cerimônia ocorreu o ato de reconhecimento dos parceiros que contribuíram com o Projeto Ametista, que é um projeto do Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás, executado pelo IF Goiano Campus Cristalina e seus parceiros, tendo como objetivo coletar dados meteorológicos e fluviométricos do município de Cristalina, sendo que esses dados serão integrados ao SBMI. Dentre os parceiros que puderam estar presente e receberam o reconhecimento foram os servidores do IF Goiano Campus Cristalina, Fernando Augusto dos Santos, Álvaro Henrique Cândido de Souza, Vinícius de Moura Oliveira, Brunienre Barboza dos Santos, Leonardo Espindola Pires e Eduardo Garcia Lopes Silva, os agricultores Luciandro Barbosa, da fazenda Passo Fundo, Luiz Carlos Figueiredo, da fazenda Capão Grande, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio Alécio Maróstica, bem como Stefânie Martins Botelho e José Dias Correa Vaz de Lima, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Nilson Fogolin do Sindicato Rural de Cristalina, Luiz Carlos Figueiredo e Jelson Bedin da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás, Bruno Marques e Thiago Castro de Oliveira representantes do Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás.

A última atividade do dia foi a palestra “Manejo de Irrigação 4.0” com o professor doutor José Alves Júnior da Universidade Federal de Goiás (UFG) que possui vasta experiência na área e trouxe grandes reflexões e informações relevantes sobre o avanço do manejo de irrigação, quais os gargalos, potencialidades e como o SBMI vem para contribuir com o avanço do manejo de irrigação do Brasil.

Entre o período da manhã e da tarde o evento contou com mais de 150 pessoas e diferentes representações da sociedade como o prefeito do município de Cristalina Daniel Sabino Vaz.

Além dos parceiros já citados, o evento foi planejado pelas direções de Ensino Prof. Dr. Rogério Justino, de Extensão Prof. Dr. Wolff Camargo Marques Filho, de Pesquisa Prof. Dr. Cássio Jardim Tavares e de Planejamento, Administração Me. Fernando Augusto dos Santos e executado pelos servidores docentes e técnicos do IF Goiano Campus Cristalina.

O SBMI é gratuito e será disponibilizado a todos os irrigantes, pesquisadores e estudantes por meio de cadastro. Mais informações sobre o cadastro e capacitações serão informadas em breve pelo IF Goiano Campus Cristalina.

Prof. Dr. Álvaro Henrique Cândido de Souza

Professor de Irrigação do Instituto Federal Goiano Campus Cristalina