I Simpósio de Bioinsumos do Cerrado em Cristalina destaca Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na agricultura regional
No dia 20 de junho no Campus do IF Goiano de Cristalina ocorreu o I Simpósio de Bioinsumos do Cerrado, organizado pela Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) CEBIO campus Cristalina.
O evento reuniu pesquisadores, produtores, autoridades, estudantese interessados na temática com o objetivo de disseminar tecnologias para a produção e uso de bioinsumos, além de promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária regional.
A cerimônia de abertura contou com os discursos do Diretor do Campus Cristalina, Dr. Eduardo Vasconcelos, da Coordenadora da UTT CEBIO campus Cristalina e Presidente da comissão organizadora do evento, Dra. Míriam Marques, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa e do Diretor-geral do CEBIO, AlexandreIgor. Todos eles em suas falas reforçaram a importância da temática dos bioinsumos para a sustentabilidade da agricultura de Cristalina. Durante o I Simpósio de Bioinsumos do Cerrado houve alguns momentos de fala de autoridades que reforçaram a importância dos bioinsumos frente aos desafios encontrados na agricultura e ambiente. O vice-prefeito de Cristalina, Luís Otávio destacou o papel crucial dos agricultores para o estado e o compromisso político do governo de Goiás com a sustentabilidade agrícola, utilizando a natureza a seu favor. Já Douglas Gaspar Rangel, representante da FUNAPE, expressou a alegria da instituição em fazer parte do projeto do CEBIO e reafirmou o compromisso com o apoio à pesquisa. A Gerente de Sustentabilidade Agropecuária da SEAPAdo Governo do Estado de Goiás, Stella Miranda Menezes reforçou a importância e o compromisso da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás em fazer em fazer parte do projeto CEBIO e dar apoio e continuidade a ele.
No Simpósio ocorreu também uma série de palestras ministradas por especialistas na área de bioinsumos. A primeira delas, intitulada “Releitura da agricultura brasileira com o uso de bioinsumos”, foi apresentada por Alexandre Igor, diretor-geral do CEBIO, que destacou a importância de integrar ciência e agricultura. Na sequência, o Dr. Paulo Fernandes, da Empresa multinacional Aunare, apresentou sua palestra e discutiu “Inovações em matérias primas para produção de Bioinsumos”, mostrando avanços e novas possibilidades no campo dos bioinsumos.Em seguida, a Dra. Stela Virgílio, da startup ByMyCell, apresentou a palestra “Como descobrir o potencial biológico do seu solo?”, onde discutiu métodos práticos e inovadores para avaliar e utilizar o potencial biológico do solo. E por fim, o Dr. Everton Sanches, da Seedfinance, abordou o “Programa Nacional de Bioinsumos e oportunidades”, destacando as iniciativas governamentais para fomentar o uso de bioinsumos e as oportunidades emergentes para os produtores.
Após as palestras, o CEBIO inaugurou no Campus do IF Goiano de Cristalina sua terceira biofábrica. Esta nova instalação representa um marco importante para a pesquisa e produção de bioinsumos na região, proporcionando recursos avançados para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis. Alexandre Igor reforçou que esse momento só foi possível graças a união de pessoas que acreditam no projeto do CEBIO e no esforço individual e coletivo.
Redes Sociais