Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano promove 3° Ceagre Agro Experience em Rio Verde
Início do conteúdo da página

IF Goiano promove 3° Ceagre Agro Experience em Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 19 de Mai de 2024, 17h23 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 09h03 | Acessos: 103

O evento reuniu entidades governamentais, empresas, produtores rurais e fomentadores da inovação tecnológica para abordar tecnologias e técnicas de prevenção aos danos climáticos.

imagem sem descrição.

Presente no evento, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, falou os avanços dos estudos agrometeorológicos, com foco no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à identificação dos danos e as medidas de prevenção contra estes impactos. 

Abordou ainda como o monitoramento e o investimento em mão de obra especializada nestes segmentos podem contribuir para a estruturação de estratégias assertivas, para implementar técnicas sustentáveis no campo.

Representando o governo federal, Galvão, também deu destaque aos trabalhos do Ceagre e do Campus Rio Verde, que são  instituições contempladas pelo Conselho em diversos projetos. Ele destacou que as universidades, Institutos Federais e empresas, possuem o grande papel de andar lado a lado, mantendo conexões como aliados em projetos que promovam a missão de combater as mudanças climáticas e criar tecnologias de prevenção seus danos na agricultura e agropecuária. 

O evento também contou com as participações do diretor de avaliação da Capes, Antônio Gomes de Souza Filho; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Fernando Arriel; da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape-UFG), Sandramara Chaves; além de um público diversificado, composto de representantes de empresas do agro, produtores rurais, estudantes, professores, pesquisadores. 

A conferência de abertura foi ministrada por Balbino Antônio Evangelista, referência nacional no debate das mudanças climáticas e seus impactos para o agro. 

O palestrante é da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas. O pesquisador apresentou os dados identificados nos últimos anos, demonstrando as causas do aumento de temperatura pelas regiões do Brasil, detalhando áreas do Cerrado, por exemplo. 

Destacou ainda, a importância de ações de prevenção aos danos ocasionados pelas mudanças climáticas, por meio da ciência em conjunto com os produtores rurais e as empresas que fomentam o desenvolvimento tecnológico do agronegócio. 

Empreendedorismo, lideranças femininas no agro, inteligência artificial em cenários agrícolas, bioinsumos e agricultura vertical também foram temas abordados no evento.

 

Dia de Campo

O 2° Dia de Campo em Produção Sustentável de Hortifrutis em Agricultura Vertical e Ambiente Protegido também fez parte da programação da terceira edição de Ceagre Agro Experience. 

 

Foram apresentados aos participantes, em cultivo indoor, alface biofortificada cultivada com diferentes qualidades de LEDs. Ao todo 6 cultivares, sendo 5 do programa de melhoramento da UFU/Monte Carmelo, que visa selecionar materiais mais adaptados ao clima tropical.

 

Ainda em cultivo indoor, diferentes materiais de tomate em suplementação luminosa com LED, produção de morango e a interação com abelhas sem ferrão.


Confira: 

Ceagre implantará melhorias para auxiliar agricultores na safra 2024/25 

 

Seção de Comunicação Social e Eventos com informações da Comunicação Ceagre

Fim do conteúdo da página