Página inicial > Cursos Superiores > Bacharelado em Sistemas de Informação

Bacharelado em Sistemas de Informação

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h42 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 15h49 | Acessos: 3793

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e logica dos ambientes informatizados. O profissional egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os níveis de serviços de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.

Área de atuação:  Desenvolver e gerir soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio; determinar requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva; planejar, inovar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais; escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações; entender o contexto no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas, atentando para as suas implicações organizacionais e sociais; compreender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional; desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais.

Perfil do Profissional: O bacharel em Sistemas de Informação a ser formado terá como característica a capacidade de analisar problemas e projetar soluções criativas que envolvam sistemas computacionais. Para tal é necessário que o profissional saiba trabalhar em equipe, seja empreendedor, com conhecimentos do ambiente empresarial, e que possua a flexibilidade necessária para adaptar-se às diferentes circunstâncias que cercam o seu campo de atuação. O aspecto criativo torna-se também necessário para o exercício dessa função, não só para as fases de planejamento e ato de concepção do sistema, mas no acompanhamento do processo de implementação dos sistemas, e verificação se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado.

A formação deste aluno enfatiza a capacidade de interagir não só na área de computação, mas também com as diferentes áreas de conhecimento e seus respectivos profissionais.
Contudo, o aluno egresso deverá ter a capacidade de compreender e gerenciar o processo de desenvolvimento de soluções computacionais. A exposição às ciências e ao método científico assegurará a qualidade da sua formação, que possibilitará não só o bom desempenho nas atividades profissionais intrínsecas, mas também firmeza e bom desempenho diante da grande velocidade com que novas tecnologias e conhecimento têm surgido.

Nesse contexto, o profissional egresso do curso poderá atuar no desenvolvimento tecnológico dos Sistemas de Informação em software, na gerência de área ou empresa de informática, no ensino de computação e empreendedorismo em informática. O profissional poderá ainda dar continuidade aos estudos em programas de pós-graduação.

Turno:  Noturno

Vagas: 30 vagas