Página inicial > Pós-Graduação > Especialização em Ensino em Ciências Naturais e Matemática

Especialização em Ensino em Ciências Naturais e Matemática

Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 17h12 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 12h26 | Acessos: 2312
imagem sem descrição.

O Curso de Especialização em Ensino em Ciências Naturais e Matemática do Instituto Federal Goiano – Campus Posse, foi pensado para se constituir como espaço formativo, de troca de aprendizagens, para professores graduados em exercício e para licenciados/as ou bacharéis em áreas afins que almejem ampliar e aprofundar sua formação. A intenção é efetivar a participação de professores/as que atuem nas Redes de Ensino, em especial a rede pública, licenciados das áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, e áreas afins, além de profissionais licenciados/as nestas áreas, que atuem em outras funções nas escolas.

A proposta desse curso objetiva-se: propiciar a seu público alvo um espaço de discussão, reflexão e aperfeiçoamento nas áreas de Ensino em Ciências e Matemática; desenvolver e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos pertinentes à ação docente; oportunizar o repertório dos saberes docentes uma atuação contextualizada, interdisciplinar e reflexiva no que tange as habilidades das Ciências da Natureza e a Matemática.

• Requisitos: Curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC.
  • Duração: 18 meses (400 horas)
  • Encontros quinzenais: sextas (noite) e sábados (manhã e tarde)
  • Carga horária EaD: Até 20% da carga horária total do curso na modalidade EAD via plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE.
  • Público-alvo: Licenciatura e/ou Bacharelado em Química, Física, Biologia, Matemática e áreas afins, conforme tabela CAPES, e docentes que não possuem formação específica, e que mesmo assim atuam no Ensino de Ciências como, por exemplo, docentes do campo da Pedagogia.

Disciplinas do curso:

• Metodologia cientifica
  • Políticas educacionais
  • Teorias pedagógicas da educação
  • Tecnologias na educação
  • Currículo e avaliação na educação básica
  • Seminários de pesquisa e projeto integrador
  • História e filosofia da ciência
  • Ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente
  • Tópicos especiais*

*o aluno deverá cursar pelo menos um dos tópicos especiais relacionado à área desejada.

Coordenador: Lucas Vidal de Meireles

Documentos do Curso: