1. Documentos para o Início do Estágio
Preencher os seguintes Formulários:
- Anexo I – TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
- Obrigatório: (Link)
- Não Obrigatório: (Link) -Trata-se do contrato de estágio realizado entre a parte concedente/empresa, o aluno e o IF Goiano. Três vias iguais e originais (de acordo com o tipo de estágio realizado obrigatório/não obrigatório e com o Plano de Atividades Preenchido).
* O aluno (a) deverá estar regularmente matriculado. Caso o aluno(a) tenha concluído o curso, a matrícula deverá ser reativada.
2. Alteração do Termo de Compromisso de Estágio
- ANEXO IV – TERMO DE RESCISÃO - (Link) -Para finalização do estágio por iniciativa do estudante ou da concedente antes do período estabelecido no TCE.
- ANEXO V – TERMO ADITIVO - (Link) - Para prorrogação do período de estágio além do estabelecido no TCE.
- ANEXO VI – FORMULÁRIO DE TROCA DE ORIENTADOR - (Link) - Formulário para alteração de professor orientador. Deverá ser preenchido e assinado pelo estudante, novo professor(a) orientador(a) indicado e coordenador(a) de curso.
3. Conclusão do Estágio
O Prazo para entrega dos documentos da conclusão do estágio será no máximo 45 dias após a data de finalização do estágio. Após este prazo, o aluno poderá perder seu estágio. O aluno (a) deverá procurar o orientador antes, durante e após concluir o estágio, visando a elaboração e avaliação do relatório.
Após Concluir o Estágio, Providenciar: Lista de Frequência, Ficha de Avaliação e Relatório Final.
- ANEXO VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO - (Link) - Deverá ser preenchido pela empresa onde o estudante fez seu estágio.
- ANEXO VII - MODELO DE RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR - (Link) - Após a realização do estágio, você deve entregar o relatório de estágio junto com as outras documentações da finalização do estágio. O relatório deve conter, de forma detalhada, as atividades que foram realizadas.
4. Aproveitamento de Atividades Profissionais como Estágio Obrigatório
Conforme o Regulamento de Estágio do IF Goiano, os estudantes que exercerem atividades profissionais diretamente relacionadas aos cursos, na condição de empregados devidamente registrados, autônomos ou empresários, durante o período de realização do curso, poderão aproveitar tais atividades como estágio, desde que previstas nos PPCs dos cursos, estejam em consonância com a legislação que regula as respectivas profissões e contribuam para complementar a formação profissional.
A aceitação do exercício de atividades profissionais como estágio dependerá de parecer do coordenador do curso, professores da área e o Núcleo de estágio, que levarão em consideração o tipo de atividade desenvolvida e o valor de sua contribuição para complementar a formação profissional. Dessa forma, só serão consideradas experiências profissionais como estágio obrigatório se as atividades desempenhadas no estágio forem correlatas com a área do curso. Além disso, o aproveitamento só será considerado se o aluno apresentar a comprovação da experiência profissional dentro do período letivo em que ele solicitar o aproveitamento como estágio.
Para solicitar o aproveitamento de suas atividades profissionais como estágio, o estudante deverá apresentar ao Núcleo de Estágio os seguintes documentos:
- ANEXO VIII – REQUERIMENTO PARA APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS COMO ESTÁGIO - (Link) - Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais. Deverá ser preenchido e assinado pelo estudante.
- ANEXO IX – FORMULÁRIO PARA APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS - (Link) - Deverá ser preenchido e assinado pelo estudante.
Se trabalhador com carteira assinada:
a) Cópia autenticada da Carteira de Trabalho nas folhas que contém a foto, a qualificação civil e a folha do registro de trabalho. A assinatura do representante da empresa deve ser autenticada em cartório.
b) Comprovação de, no mínimo, seis meses na carteira de trabalho.
c) Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio.
d) Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso.
e) Declaração de atividades profissionais emitida pela empresa (modelo)
Se trabalhador autônomo:
a) Documentos que comprovem o trabalho exercido: comprovante de registro na prefeitura municipal, carnê de contribuição ao INSS, comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviço.
b) Comprovação de, no mínimo, seis meses de atividades autônomas.
c) Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio.
d) Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso.
Se proprietário de empresa:
a) Cópia do contrato social da empresa e do cartão CNPJ.
b) Comprovação de, no mínimo, seis meses como proprietário da empresa.
c) Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio.
d) Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso.
Se servidor público:
a) Cópia da portaria ou ato de nomeação.
b) Declaração de vínculo funcional concedida pelo Órgão Público que comprove, no mínimo seis meses no cargo, constando a descrição das funções que exerce no cargo, sendo assinada com carimbo pelo responsável pela Gestão de Pessoas do Órgão ou pela Chefia imediata.
c) Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio.
d) Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso.
Redes Sociais