Página inicial > Últimas notícias Iporá > Festarci: confira como foi segundo dia de evento

Festarci: confira como foi segundo dia de evento

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2015, 01h32 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 17h04 | Acessos: 1433

Crítica social e política deram o tom do segundo dia de atividades do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá (Festarci). A programação desta quarta-feira foi composta por oficinas, discussões sobre políticas de cultura, o início do concurso artístico-cultural e a apresentação do Sexteto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

imagem sem descrição.

Durante o dia, na sede do câmpus, teve início o I Simpósio de Cultura do IF Goiano, com a participação do pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Goiás (IFG), Sandro Di Lima, do produtor cultural responsável pelo Sesc Goiás de Anápolis, Luiz Sérgio Fragelli, da professora do Câmpus Rio Verde Aline Gobbi, e do secretário de Cultura de Goiânia, Ivanor Florêncio.

Os convidados trataram de temas como a gestão e produção culturais, leis de incentivo e a questão da arte nos institutos federais. Foram feitas importantes críticas ao lugar que a cultura e a arte ocupam no IF Goiano, especialmente pelo professor Sandro Di Lima, que enfatizou a importância humanística e cidadã desses campos. Ivanor Florêncio, por sua vez, lembrou o papel da cultura e da arte no desenvolvimento da sensibilidade dos indivíduos, essencial para a vida em sociedade.

Também durante todo o dia, as salas de aula se transformaram em locais de expressão e aprendizado, com oficinas de artesanato, produção audiovisual, grafite, dança, interpretação cênica, fotografia, pintura e declamação poética.

Apresentações

À noite, o palco da Mansão Casa Verde recebeu a abertura do concurso artístico-cultural, com apresentações de teatro, música e dança. Os espetáculos teatrais trouxeram à cena do Festarci a crítica social, tocando em temas como o racismo, a discriminação e a angústia e desespero ligados à solidão.

Para encerrar a noite, o Sexteto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, composto pelo quinteto de sopro e percursionista, apresentou músicas eruditas e populares, como “Aquarela do Brasil” e “Carinhoso”. Entre uma música e outra, os artistas falavam um pouco sobre as características e histórias de seus instrumentos, promovendo o que se chama “formação do público”.

Quinta-feira

Na quinta-feira, o Festarci segue sua programação dando continuidade ao Simpósio de Cultura, ao concurso artístico-cultural, além das oficinas. Em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é dia 20, o I Ciclo de Cinema e Documentário do Festarci apresenta dois documentários e discute sobre a questão racial. Também está programada a Feira Literária e a Troca de livros.

A noite será encerrada com o espetáculo “Corra que minha sogra vem aí”, uma comédia sobre essa importante e polêmica personagem da vida familiar. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Confira as próximas atividades do evento:

Local: IF Goiano – Câmpus Iporá

8h-11h
1. Porta-chaves e porta-utilidades com latas em patchwork (30 vagas) – Prof. Lucília Lima (Iporá)
2. Dança de salão (20 vagas) – Prof. Júnio Elias (Ceconj/Iporá)
3. Produção audiovisual: Cinema (30 vagas) – Ciranda da Arte (Goiânia)
4. A arte do grafite (30 vagas) – Ciranda da Arte (Goiânia)
5. Gira: corporeidade e a expressão da dança negra (20 vagas) – Gira (Iporá)
6. Workshop de interpretação: básico para TV, teatro e cinema (30 vagas) – Ator Alessandro Häniel (São Paulo)

13-17h
7. Porta-temperos/bombons de patchwork e de puxa-saco com garrafas pet (30 vagas) – Prof. Lucília Lima (Iporá)
8. Fotografia Básica (30 vagas) – Ciranda da Arte (Goiânia)