Discussão sobre estágio e formação docente abre primeiro dia de Seliquim
O II Seminário do Estágio em Licenciatura em Química (Seliquim) do Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá começou na noite dessa quarta-feira, dia 4, com uma palestra sobre formação de professor e estágio. O tema da palestra gerou importantes discussões e reflexões sobre o curso de Licenciatura em Química do câmpus.
O palestrante Cláudio Roberto Machado Benite criticou a chamada “racionalidade técnica” nos cursos de licenciatura, ou seja, quando o foco do curso é maior nas disciplinas técnicas do que nas disciplinas de formação do professor.
Segundo ele, obviamente disciplinas como Química Orgânica e Química Analítica são essenciais, mas seria preciso melhorar a atenção que se dá à formação pedagógica, “porque ao contrário dos laboratórios em que controlamos tudo, na sala de aula estamos lidando com pessoas, o que demanda um conhecimento diferente”, afirmou ele.
Quinta-feira
A programação do Seliquim segue nessa quinta-feira com três oficinas que começam às 19h15. As oficinas são oferecidas por convidados de outras instituições:
Oficina 1: Descolonizando o Ensino de Química – Profª. Dra. Anna Maria Canavarro Benite / UFG – Goiânia (sala 7)
Oficina 2: O lúdico no ensino de Química – Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares / UFG – Goiânia (sala 8)
Oficina 3: Divulgação Científica e Popularização da Ciência – Mestranda Michelle Abadia Cirilo/ UEG – Anápolis (sala 12)
Acesse:
Site do evento
Programação
Álbum de fotos
Assessoria de Comunicação Social
Redes Sociais