Professores do IF Goiano Registram Patente de Software Sobre Tabela Periódica
Projeto foi elaborado por professores da área de química e informática dos Campi Cristalina e Iporá.
Com o título Adaptação do Jogo Tetris para o Ensino da tabela Periódica, o projeto que teve início em 2013. O professor Alécio Rodrigues Nunes, quando ainda estava lotado no Campus Iporá, percebeu a necessidade de uma abordagem mais lúdica para o ensino da tabela periódica, ao observar a dificuldade dos alunos em relação ao aprendizado deste conteúdo. “O conhecimento sobre a tabela periódica no ensino médio é importante para que os alunos compreendam como as substâncias e materiais são constituídos. O aluno não precisa decorar que o símbolo do elemento químico sódio é Na, mas ele precisa compreender que um excesso de sódio no organismo faz mal à saúde, assim como a falta de cálcio(símbolo Ca) no organismo humano faz mal a saúde, principalmente na 3ª idade, e a falta de ferro no organismo (símbolo Fe) causa a anemia.“, destaca o professor.
Dessa forma surgiu a proposta de criar um jogo com o mesmo conceito do jogo tetris (no qual as peças se encaixam de acordo com o seu formato). Como trabalho de pesquisa da acadêmica Rita Duarte Ferreira, do curso de Licenciatura em Química, as regras para o jogo foram elaboradas e, para o desenvolvimento do software, a profª. Eliana Tiba Gomes Grande convidou a aluna do ensino médio, Nádia Cristina Ferreira, para auxiliá-la. Também contaram com a colaboração dos professores Dylan Ávila Alves, Maxwell Ferreira Grande, Kelly Rejane de Oliveira.
O projeto foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Rita e em 2014 conquistou melhor colocação dos trabalhos apresentados na área de educação em química, na 6ª Semana de Química da Universidade Federal de Goiás.
Em 2017 o projeto foi submetido ao INPI, pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia do IF Goiano, para registro de software, o primeiros da instituição. Já em 2019, a prof. Eliana Tiba submeteu o projeto, também na área de química, para multiplataforma, conseguindo o registro de software para dispositivos móveis. Outro trabalho desenvolvido como projeto de pesquisa do aluno Erik Menezes Costa, aluno do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Iporá.
Para a prof. Tiba, este é um projeto que rendeu muitos frutos. “Eu trago uma frase muito interessante: que quando você sonha sozinho, é apenas um sonho. Mas quando você sonha junto, é o começo de uma realidade”, a professora cita a frase de Miguel de Cervantes (Dom Quixote) para enfatizar a importância desse trabalho interdisciplinar para os êxitos desse projeto.
“No Curso de Informática do IF Goiano Campus Cristalina, os alunos contam com estrutura adequada onde é possível transformar todo aprendizado desenvolvido nas aulas em propostas práticas, devolvendo assim o retorno investido pela sociedade. O desenvolvimento desse aplicativo é fruto de empenho e dedicação da comunidade acadêmica do IF Goiano (Campus Cristalina e Iporá), e esperamos agora que todos possam fazer bom uso da ferramenta didática”, destaca prof. Alécio.
Clique aqui para visualizar o registro da patente
Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Iporá
Redes Sociais