Corpo de Bombeiros participa de oficina básica de Libras
Profissionais do Corpo de Bombeiros de Iporá receberam na tarde desta terça-feira, 8, os certificados de conclusão de uma oficina de conversação básica de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovida pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Iporá.
A oficina aconteceu no mês de novembro e início de dezembro, no próprio prédio do 7º Pelotão. O projeto de Extensão foi idealizado e executado pela intérprete Juliana do Nascimento Farias, servidora do IF Goiano, com o apoio das Gerências de Ensino e de Extensão do câmpus. A ideia é que sejam feitas também parcerias com outras instituições para difusão de conhecimentos básicos em Libras.
No encerramento das oficinas, Juliana reforçou que a comunidade surda é uma minoria linguística e, por isso, não possui somente uma língua própria, mas também toda uma cultura e história. Segundo ela, “a oficina buscou, além do aprendizado de sinais básicos de Libras, a reflexão e a conscientização sobre a necessidade de inclusão”.
O capitão Rafael Alessandro Gonçalves Gomes lembrou que já foram realizados atendimentos a pessoas surdas nos quais as dificuldades de comunicação comprometeram a rapidez nos procedimentos. E completou afirmando que o grupo quer continuar aprendendo Libras.
Assessoria de Comunicação
Redes Sociais