Página inicial > Últimas notícias Iporá > EaD: gestores visitam polos

EaD: gestores visitam polos

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 17h27 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 17h41 | Acessos: 1012

Entre os meses de agosto e novembro deste ano, representantes do Câmpus Iporá visitaram todos os polos de Educação a Distância (EaD) vinculados à unidade para conversar com alunos e profissionais da rede, apurando demandas e esclarecendo dúvidas.

As visitas foram feitas pelo diretor-geral do câmpus, José Junio Rodrigues de Souza, e pelo coordenador regional da EaD, José Ângelo Nunes. Segundo o diretor-geral, essa aproximação é importante principalmente porque, como o curso é a distância, os alunos sentem falta de conhecer e falar com os responsáveis do IF Goiano. “Nas visitas, nós explicamos a estrutura e a dinâmica da EaD, para deixar os alunos mais informados e seguros”.

Nas conversas com os alunos, a principal reclamação foi quanto ao atraso na entrega dos livros didáticos, que são bimestrais. O diretor-geral explicou que os atrasos acontecem principalmente por problemas com as empresas fornecedoras que vencem as licitações. No entanto, os livros são disponibilizados em formato digital para compensar o atraso do material físico.

Durante as visitas, os estudantes também perguntaram sobre assuntos como o uso da plataforma e-tutore, estágio, registro profissional, atuação e mercado de trabalho, entre outros, e receberam importantes esclarecimentos da equipe do IF Goiano.

Perspectivas

Logo no início de 2016, aproximadamente 500 alunos de 18 polos ligados ao Câmpus Iporá devem concluir seus cursos técnicos EaD. As cerimônias de formatura acontecem em março.

No começo de 2015 foram formadas as primeiras turmas de EaD do IF Goiano e, segundo o coordenador regional as perspectivas para os egressos são boas. “Já soubemos de muitos egressos que conseguiram bons empregos ou promoções e até mesmo alguns que passaram em concursos públicos”, conta o coordenador.

A partir do próximo ano, o Câmpus Iporá passa a ter 14 polos e não mais 18, uma vez que os polos de Nazário, Palmeiras de Goiás, Jandaia e Paraúna passaram a estar ligados ao Câmpus Trindade do IF Goiano. Entretanto, existe uma demanda de abertura de polo em Novo Brasil, que será avaliada no próximo ano pela Diretoria Sistêmica.

Também existe um pedido do IF Goiano no Ministério da Educação para abertura do primeiro curso superior da instituição na modalidade EaD, que seria o bacharelado em Administração. A expectativa da equipe é que o MEC autorize a partir do segundo semestre de 2016.

Outra questão que vem sendo avaliada e discutida é a mudança dos cursos EaD do Programa e-Tec para o Pronatec, em razão de novas orientações do MEC. Em março do próximo ano, os dirigentes e responsáveis pela EaD devem tomar uma decisão e, a partir de então, serão divulgadas as datas e condições do próximo processo seletivo.