NAPNE - Nucleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas realiza ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega
Dia 27 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas.
A data foi escolhida por marcar o nascimento da escritora norte-americana Helen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado. Sem poder enxergar ou ouvir, Helen foi alfabetizada por meio da língua de sinais tátil. A falta de conhecimento e informação sobre a deficiência e os inúmeros desafios superados, causam espanto e admiração, afinal, nem todo mundo sabe como de fato acontece as diversas formas de comunicação e a sua importância. As pessoas surdocegas usam línguas de sinais de seu país – A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é só no Brasil. O principal recurso de acessibilidade para a pessoa com surdocegueira é o “guia intérprete”. Muitas vezes, a principal barreira é a atitude em relação às pessoas com deficiência. Por isso, tenha paciência para lidar com as particularidades e se comunicar com uma pessoa surdocega.
Pergunte como deve se comunicar com o surdocego ao seu guia ou acompanhante. Ao chegar perto de uma pessoa com surdocegueira toque-o levemente nas mãos para sinalizar que está ao seu lado ou espere ser anunciado.
Esta é uma iniciativa do NAPNE - Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas do Campus Iporá.
A nossa maior arma contra o preconceito é o conhecimento, portanto se você se interessa pelo assunto e gostaria de aprender um pouco mais sobre a importância da inclusão acesse a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, essa norma é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania
O NAPNE - Nucleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas confeccionou mãozinhas que são o símbolo que representa a surdocegueira, e espalhou por todo o Campus Iporá fazendo um trabalho magnífico de conscientização. Parabéns ao núcleo pela iniciativa!!!
Núcleo de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais