Página inicial > Últimas notícias Iporá > Pesquisa avalia condições de saúde bucal dos alunos

Pesquisa avalia condições de saúde bucal dos alunos

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 13h23 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2017, 21h41 | Acessos: 1187

A servidora Gabriella Melo, odontóloga do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Iporá, está realizando uma pesquisa para seu mestrado profissional que também subsidiará o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde no campus.

imagem sem descrição.

A pesquisa é parte de um projeto de mestrado profissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem o título “Condições de saúde bucal dos adolescentes do IF Goiano – Campus Iporá”. Ocorrerá no mês de abril e serão examinados todos os alunos do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio.

Para participar, os alunos devem preencher o “Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)”, concordando em participar da pesquisa. Posteriormente, será realizado um exame que avaliará o estado de saúde bucal, como a presença de cárie e doenças gengivais. Será aplicado também um questionário para caracterização socioeconômica da família, auto percepção em relação aos dentes e uso de serviços odontológicos prévios.

A professora Drª Sandra Bahia Reis, docente do programa de Mestrado em Saúde Coletiva da UFG, esteve em Iporá no dia 01/04 para realizar a calibração da pesquisa. Essa calibração visa estabelecer padrões uniformes para o exame, possibilitando a comparação com outras pesquisas ao garantir que os mesmos critérios de avaliação foram adotados.

Segundo Sandra, este é o primeiro estudo epidemiológico para identificação das necessidades em saúde bucal na cidade de Iporá.

Profª. Drª Sandra Bahia e Equipe de Saúde Bucal do Campus Iporá, servidoras Gabriella Melo e Sonia Barbosa

Para Gabriella, o estudo permitirá identificar as necessidades de tratamento dos alunos, subsidiando o planejamento de ações mais focais e centradas nos problemas encontrados. Além das atividades de promoção e prevenção, o consultório odontológico, que está em fase final de montagem, poderá ser utilizado para ações de recuperação dessas afecções.

A odontóloga lembra que os alunos menores de idade devem retirar, no Centro Integrado de Saúde, o TCLE e devolver assinado pelos pais ou responsáveis para autorizar a participação na pesquisa e permitir a realização do exame.