Página inicial > Últimas notícias Iporá > IF Goiano na abertura da 21ª Hands-on Science Conference

IF Goiano na abertura da 21ª Hands-on Science Conference

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h31 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 15h03 | Acessos: 13

Evento aconteceu na Unidade Universitária de Pirenópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com a temática "Educação Científica e Sustentabilidade".

Reitor do IF Goiano participou da mesa de abertura do evento.

Aconteceu na última segunda-feira, 23, a abertura da 21ª Hands-on Science Conference, evento que promove trocas de experiências sobre fatores sociais e o aprendizado de ciências, além de programas e boas práticas relacionadas à Educação em Ciências e seu desenvolvimento. A Conferência prossegue até sexta-feira, 27, com uma programação que abrange tópicos relevantes voltados para os campos da ciência e tecnologia.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do Instituto Federal Goiano, Elias de Pádua Monteiro; o pró-reitor de Graduação da UEG, Raoni Ribeiro; o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, Gabriel de Paula; o diretor do Ceagre, Alan Carlos da Costa; o reitor da Universidade Federal de Jataí, Cristiano Peres Coelho; e o professor da Universidade de Barcelona, na Espanha, Josep Maria Fernandés Novell. Também estiveram na mesa os professores do Instituto Federal de Goiás, Ruberley Rodrigues Souza e Fabiano Guimarães e o coordenador geral do evento, Salmon Landi Junior.

Durante o evento, o pró-reitor de Graduação da UEG, Raoni Costa, destacou a importância da conferência para o fortalecimento da educação científica e o papel da universidade como promotora de conhecimento e inovação. "Além de sua importância como cidade histórica e turística, suas questões ambientais fazem dela um cenário ideal para discutirmos a sustentabilidade no contexto educacional. É um privilégio para a UEG ser a instituição que acolhe este encontro", enfatizou.

O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua, enfatizou que o ensino de ciências de forma prática e interativa possui um significativo potencial transformador. Segundo ele, a Conferência contribui com ferramentas que auxiliam no incentivo de ações criativas e valorização da experimentação, por meio de trabalhos colaborativos, como também, com a promoção do papel da ciência na sociedade.

"Educação Científica e Sustentabilidade"

Manuel Filipe Costa, da Universidade do Minho, em Portugal, destacou a importância do evento para discutir a sustentabilidade em suas diversas dimensões – ambiental, cultural, social e econômica. O pesquisador participou de modo virtual da solenidade de abertura da Conferência.

Com a presença de palestrantes de instituições internacionais como Portugal, Inglaterra, Espanha, República Checa, Grécia, Polônia, Ucrânia e Moçambique, um dos destaques da conferência é o workshop "Ciência na prática", que traz demonstrações de projetos interativos, como a construção de foguetes de papel e o estudo do movimento orbital de satélites.

São cerca de 300 participantes de áreas diversas, como Física, Química, Biologia, Robótica, Ciências da Saúde, dentre outras. A programação inclui a apresentação de trabalhos científicos, oficinas e exposições.

A estudante Isabel Sampaio, da Universidade Federal de Uberlândia, elogiou a abertura do evento e destacou a importância do congresso para sua área de estudos. "Vim para participar do evento, tendo em vista a sua importância para a área da ciência e tecnologia. "Eu sou da linha de ensino de ciências e matemática, então vem ao encontro com o que venho estudando. Gostei muito da abertura, da fala do professor da Universidade do Minho e da programação do evento, que aborda o ensino de ciência e tecnologia para crianças, algo que eu estudo", afirmou.

Outras atividades

Além das palestras e apresentações, os participantes poderão enviar fotos para o concurso de fotografias do evento, que ficará aberto até quinta-feira.

Outras atividades incluem mesas-redondas e o "Baú da Ciência", voltado para a inclusão educacional de crianças no âmbito das ciências. A HSCI2024, organizada pela Hands-on Science Network, segue até o dia 27, sexta-feira.

Seção de Comunicação Social e Eventos com Comunicação Setorial da UEG - com alterações