Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas notícias Iporá > IF Goiano participa da 4ª SNEPT
Início do conteúdo da página
Evento

IF Goiano participa da 4ª SNEPT

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2024, 09h46 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 21h25 | Acessos: 42

Instituto está presente na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica com a exposição de 57 projetos. Evento acontece em Brasília até quinta-feira, 28.

Com 57 projetos apresentados, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O evento acontece em Brasília, até quinta-feira, 28, e tem por objetivo ampliar o reconhecimento social e a atratividade da EPT por meio da integração, da interação e do intercâmbio das ações, dos projetos e das pesquisas desenvolvidos pelas instituições de ensino. 

Participando pela primeira vez de eventos dessa natureza aqui no Brasil, o estudante que é de Moçambique e curso o mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade no Campus Rio Verde, Celsio Assane, faz parte de um projeto de extensão que propõe o reuso e tratamento da água em residências. Já no primeiro dia da feira, o estudante relatou, com entusiasmo, suas expectativas para as interações e trocas de conhecimento com o público presente. “Aqui (no Brasil) tem mais interação e eu espero aprender mais com os visitantes, que trazem ideias, sugestões”, conta 

As estudantes do curso de Química, do Campus Iporá, Amanda de Sousa e Stephania Alves de Jesus, também estava animadas com a participação no evento. Amanda levou para a feira seu projeto de jogos e quebra-cabeças em mdf, enquanto Stephania participou da exposição com uma mesa para pessoas com baixa mobilidade, construída com materiais alternativos. A estudante, que está no quinto período, conta que já participou de diversos eventos como este, e que a melhor parte dessa experiência é poder mostrar o trabalho realizado no seu Campus para as outras unidades do Instituto e também para as outras instituições. 

Esta edição do evento tem como tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade” e conta com mesas de debate, palestras, oficinas, mostra de projetos e unidades móveis com atividades interativas.  Para a 4ª SNEPT, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) selecionou mais de 400 projetos de 56 instituições de todos estados do Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem. 

Celsio Assane com o seu projeto de reuso e tratamento de água

 

Stephania Alves e Amanda de Sousa com sua equipe e os projetos jogos e quebracabeças em mdf e mesa para pessoas com baixa mobilidade

 

Abertura – realizada na terça-feira, 26, a cerimônia de abertura contou com a participação do ministro da Educação Camilo Santana, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, do reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, na ocasião como presidente Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do presidente dos Correios, Fabiano Silva. 

Em seu discurso, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, informou que o evento representa o compromisso com a educação pública, inclusiva, qualitativa e focada nos problemas do futuro. “A educação profissional e tecnológica é fundamental para transformar a vida de jovens brasileiros, que já saem da escola com uma profissão. Além disso, a feira serve para mostrar para todo o país o talento dos alunos e professores e para apresentar tudo o que está sendo produzido nas instituições federais”, apontou.  

“Este é o momento que coincide com a retomada da esperança, por meio de novas políticas e programas”, disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli. “A educação profissional e tecnológica preza pela redução das desigualdades sociais e educacionais, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida e as oportunidades para o futuro dos estudantes.”  

Em sua fala, o reitor do IF Goiano destacou o papel dos Institutos Federais no impacto, não somente econômico e social das regiões em que atuam, mas também na vida das pessoas que passam pelas Instituições. De acordo com o Elias, a verticalização do ensino proposta pela Rede é um modelo único e eficaz, enquanto o tripé ensino, pesquisa e extensão garante uma formação completa conectada com as demandas reais da sociedade. “É nosso papel continuarmos evoluindo para garantirmos uma educação mais relevante e transformadora para nossos jovens”, afirma.

 

Diretoria de Comunicação Social, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Setec

 

Fim do conteúdo da página