IF Goiano participa de audiência pública em defesa do PIBID
Evento reuniu representantes de diversas instituições de ensino, autoridades e estudantes na Assembleia Legislativa de Goiás; IF Goiano marcou presença com delegações de cinco campi.

Servidores e alunos do IF Goiano marcam presença em audiência pública que debate a valorização e continuidade do PIBID.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) esteve representado na mesa da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa de Goiás, que debateu a consolidação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública de Estado. A instituição foi representada pela pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, e pela professora do Campus Rio Verde, Rosenilde Paniago, coordenadora institucional do PIBID no IF Goiano.
O evento reuniu representantes de diversas instituições de ensino do estado, parlamentares, gestores, professores e estudantes. O IF Goiano marcou presença com delegações de alunos e professores de cinco campi – Rio Verde, Ceres, Urutaí, Morrinhos e Iporá, que levaram faixas e cartazes defendendo o reconhecimento e a valorização do PIBID.
Em sua fala, Geísa Boaventura ressaltou que o IF Goiano participa do PIBID desde 2011 e que a defesa do programa está diretamente ligada ao papel da instituição na formação de professores. “O IF Goiano defende o PIBID, sobretudo porque temos identidade institucional e compromisso social. Somos uma rede de educação profissional e tecnológica no país e, por lei, precisamos ter 20% da nossa oferta voltada para cursos de formação de professores. Precisamos formar professores no interior, onde atuamos, pois o IF Goiano tem papel fundamental no desenvolvimento das regiões em que está presente", destaca a pró-reitora. Ela acrescentou que a instituição conta hoje com cerca de 1.500 estudantes nos cursos de licenciatura, cursos que são fundantes para o desenvolvimento das regiões e merecem valorização.
A coordenadora institucional do PIBID no IF Goiano, Rosenilde Paniago, destacou seu histórico de atuação no programa e a importância da mobilização coletiva. “Eu já estive nessa Casa lutando por esse programa e aqui sigo. Estou no PIBID desde 2011, acredito na formação de professores e pesquiso sobre o tema. Esse programa faz diferença na aprendizagem docente, na escolha da profissão e na redução da evasão nas instituições de ensino”, relata.
Rosenilde apresentou números que comprovam o impacto do PIBID: 396 mil estudantes já foram beneficiados, sendo que atualmente o programa conta com 80 mil bolsistas de iniciação à docência e está presente em 5.800 escolas da rede básica, além de envolver 295 instituições de ensino superior e alcançar 991 municípios brasileiros. Segundo a professora, essa é a segunda audiência que acontece no Brasil com essa pauta, sendo a primeira realizado no Ceará. "Vocês fazem parte desse momento histórico e não imaginam a importância de estar nessa plenária. Vamos lutar para que esse programa seja uma política de Estado”, afirma a coordenadora, reforçando que a audiência pública foi dedicada a dar visibilidade ao programa e promover articulação política.
O encontro também abriu espaço para que alunos e professores compartilhassem suas experiências. Eles relataram a importância do PIBID em suas vidas, narraram histórias e desafios, destacando como o programa impulsiona sonhos, abre oportunidades e fortalece sua atuação como futuros e atuais docentes.
A audiência pública foi organizada pelos coordenadores institucionais do PIBID de Goiás e pelo ForPIBID da Região Centro-Oeste, com apoio da deputada Bia Lima e participação do vereador Edward Madureira. O debate acontece em um momento decisivo, com o Projeto de Lei 3.970/21 – que transforma o PIBID em política permanente – pautado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Sobre o PIBID - O programa impacta diretamente a formação de futuros professores, proporcionando vivências práticas e experiências inovadoras em sala de aula. Ele fortalece a parceria entre instituições de ensino superior e escolas da educação básica, promovendo a troca de saberes e a melhoria da qualidade educacional. Além disso, o PIBID contribui para a produção de conhecimento científico e pedagógico, formando professores pesquisadores comprometidos com a Educação Pública.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais